Mais de 700 alunos distribuídos entre 30 cursos, receberam certificados de conclusão dos cursos de Capacitação para o Trabalho da Universidade Popular. Agora eles estão aptos para aumentar a renda familiar ou ingressar em uma nova profissão. Durante cinco meses, esses alunos foram capacitados gratuitamente pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação (SME).
Aproveitando o momento, Dipp destacou a qualidade dos cursos da UP, que são uma das prioridades da secretaria, e cada vez mais estão sendo descentralizados. Já chegaram a 22 bairros, além de inúmeras turmas na sede central da UP, no antigo Quartel do Exército. “Somente nesta última administração, quase 5 mil pessoas se especializaram ou aprenderam uma nova profissão gratuitamente. Planejamos a Educação para o nosso município”, disse.
Sobre os investimentos na área, 35% do orçamento foi investido neste ano pelo Executivo. De acordo com o Dipp, de todas as avaliações que a prefeitura recebeu da comunidade passo-fundense a nota mais alta sempre foi da área da Educação, no ensino fundamental, educação infantil e capacitação para o trabalho. Ele frisou ainda a questão do desenvolvimento do município, explicando que os investimentos feitos na área da industrialização em 2005 estão dando resultado. “Quando assumimos a cidade tinha mais de 20 mil desempregados”, disse. Nos últimos 5 anos o PIB do município cresceu 55%, sendo que o PIB industrial teve uma evolução mais significativa ainda, chegando a 76% de crescimento com geração de emprego e renda.
Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, além de também ressaltar a qualidade dos cursos, destacou que eles vem ao encontro de um das prioridades da administração, a geração de emprego e renda, pois todo semestre centenas de pessoas são capacitadas, principalmente as mais carentes. Em nome de todos os formandos, a concluinte do curso de Corte de Cabelo, Scheila Picolo, falou que o momento era de comemoração, pois tinha chegado o “grande dia”. “Todos nós somos vitoriosos por fazer de nossos sonhos realidade”, disse. Ela ainda comentou sobre a qualidade dos instrutores da UP, e sobre o apoio da SME nesse processo. Para os cursos da UP que serão oferecidos neste segundo semestre ainda restam algumas vagas.
Formatura reúne 700 alunos
Eles participaram de cursos da Universidade Popular e estão aptos ao mercado de trabalho
· 1 min de leitura

