OPINIÃO

Fontes em Off - 17/10/2012

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Outubro Rosa
A cidade de Passo Fundo terá a oportunidade, nesta noite, de participar de um evento inédito na cidade. Após palestra com o doutor Álvaro Machado, sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, o prédio do Colégio Notre Dame será todo iluminado de rosa. O motivo: lembrar a ação mundial de prevenção e combate ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa. A palestra inicia às 19h30min e logo após, às 21h, todos serão convidados a ir até à praça em frente ao Colégio Notre Dame onde haverá uma apresentação da Orquestra Júlia Billiart e o prédio ficará todo rosa durante 3 horas. O evento é gratuito e aberto à toda a comunidade que queira prestigiar. No Brasil, morrem, por dia, pelo menos 30 pessoas com câncer de mama.

Nomeação
Foi publicada, ontem, no Diário Oficial do Estado a nomeação de 1.193 professores aprovados em concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). De acordo com informação da diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria, Virgínia Nascimento, todos os docentes serão empossados de forma coletiva, entre os dias 30 e 31 deste mês. “De forma inédita, os professores nomeados terão o nome incluído na folha e receberão  o primeiro salário no final de novembro”, enfatiza a diretora.

Conselho
Com o objetivo de estimular encontros regionalizados e avaliar demandas dos profissionais da região, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul promove nesta quinta-feira, 18/10, às 18h, o Encontro com Profissionais em Passo Fundo. A atividade será realizada no Germania’s Blumen Hotel. Informações (51) 3334.6799.

Tráfico de pessoas
Em seis anos, quase 500 brasileiros foram vítimas do tráfico de pessoas. Desse total, 337 casos, que representam mais de 70% dos registros feitos de 2005 a 2011, referem-se à exploração sexual. Mais 135 ocorrências tratam de trabalho análogo à escravidão. Os dados foram divulgados ontem, em diagnóstico preliminar sobre o tráfico de pessoas no Brasil elaborado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

Voto de confiança
 O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais do Departamento de Polícia Federal no Estado de São Paulo (Sindipolf/SP), Alexandre Santana Sally, disse ontem, que o fim da greve na instituição significa que a categoria decidiu dar um “voto de confiança” ao governo. “Se a condição para reiniciar as negociações é o fim da greve, resolvemos acatar”, afirmou. A decisão foi tomada em virtude da possibilidade de reabertura das negociações por parte do governo federal, que condicionou novos entendimentos ao retorno das atividades dos grevistas. O ponto que deve passar por discussão é a reestruturação da carreira dos policiais de nível superior.

Falta qualificação
Duzentos milhões de jovens, com idade entre 15 e 24 anos, de países em desenvolvimento não completaram o ensino primário, equivalente ao ensino fundamental no Brasil, e precisam de caminhos alternativos para adquirir habilidades básicas para o emprego. O número representa 20% da população desses países nessa faixa etária e foi apresentado no 10º Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, publicado ontem, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Relatório
O relatório mostra que a população jovem do mundo é a maior que já existiu e que um em cada oito jovens está desempregado. Além disso, mais de 25% estão em trabalhos que os deixam na linha da pobreza ou abaixo dela, equivalente a um rendimento inferior a US$ 1,25 por dia. O documento ressalta que “a profunda falta de qualificação da juventude é mais nociva do que nunca”, neste momento de crise econômica que continua afetando sociedades de todo o mundo. 

Gostou? Compartilhe