OPINIÃO

Fontes em Off - 18/10/2012

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Nova fase I
Agentes de Mediação Comunitária acompanhados por técnicos da Secretaria de Segurança Pública participaram de uma atividade na Faculdade Anhanguera. O encontro teve como objetivo uma interlocução entre as ações realizadas por ambas as partes, com troca de experiências, apresentação de ações e da demanda de cada bairro. Através de uma parceria realizada entre o Governo Federal e o município, a Secretaria de Segurança Pública coordena as ações do Núcleo de Justiça Comunitária. O projeto visa auxiliar na pacificação das comunidades do Valinhos e José Alexandre Zachia, fortalecendo as bases comunitárias através de ações sociais que facilitam o acesso a justiça por meio da informação, da prevenção e da própria mediação com a animação de redes que fazem o mapeamento das demandas sociais.

Nova fase II
Para os agentes, esta é uma ação que merece continuidade porque foi bem aceita nos dois bairros e, percebe-se a diferença em cada um deles, após a instalação do Núcleo. As ações que possuem maior procura são na área de psicologia e jurídica. Quanto a área da psicologia e serviço social os bairros dispõem de Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, onde profissionais prestam atendimento. Os dois bairros – Valinhos e Zachia – pertencem ao CRAS II. O município amplia sua rede de parcerias através de ações que promovam atitudes de cidadania na comunidade. O trabalho em rede e o estabelecimento de parcerias constitui um dos pilares fundamentais na organização das ações em sociedade.

Mutirão da Cidadania
A última ação do Mutirão da Cidadania neste ano acontece no dia 20 de outubro, na Creche da Leão XIII, a partir das 09h. As ações desenvolvidas no projeto proporcionam aos acadêmicos um espaço para colocar em prática os ensinamentos obtidos em sala de aula e ao mesmo tempo se tornarem agentes de mudanças contribuindo para a inclusão social. O Mutirão é uma realização da Faculdade Meridional – Imed, da Uampaf, da Escola de Nutrição e Estética da Leão XIII, Escola de Enfermagem do HSVP e Brigada Militar.

Royalties
A Monsanto está buscando reverter a recente decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ-MT) que suspendeu temporariamente a cobrança dos royalties referentes à primeira geração da tecnologia Roundup Ready (RR) para soja no estado de Mato Grosso. A empresa tomou as medidas para cumprir a decisão liminar do Tribunal que determinou a suspensão temporária da cobrança dos royalties sobre a soja Roundup Ready (RR) na semente e na entrega dos grãos no Estado de Mato Grosso, a qual se encontra pendente de recurso. A Monsanto está recorrendo dessa decisão liminar para retomar a cobrança dos royalties pelo uso da tecnologia RR enquanto o mérito da ação é julgado.

Visita
O Jornal O Nacional recebeu ontem a visita do empresário Carlos Wizard Martins e do administrador da escola Wizard Passo Fundo Vinicius de Mattos, e Alexandre de Mattos da Agencia Relevance. Eles foram recebidos pelo gerente de mercado Marco Torres que fez a entrega ao empresário da última edição do Anuário Gigante do Norte. Carlos Wizard veio a Passo Fundo para uma palestra em que falou da sua trajetória de vida e deu dicas para empresários de como ser bem sucedido. Cerca de 600 pessoas participaram da palestra.

Aborto
Por 17 votos a favor e 14 contra, o Senado uruguaio aprovou na tarde desta quarta-feira (17) projeto de lei que descriminaliza o aborto no país. Com a decisão, o Uruguai se transforma no segundo país da América do Sul (depois da Guiana) a permitir o aborto por qualquer mulher que deseje fazê-lo, até a décima segunda semana de gestação. Antes de entrar em vigor, a lei ainda precisa passar por sanção do presidente José Mujica, mas o mandatário já avisou, em reiteradas declarações, que não vetará a decisão tomada pelo Parlamento.

Niemeyer
O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, está internado desde o último sábado (13) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio. Em maio deste ano, Niemeyer permaneceu 16 dias internado no Hospital Samaritano devido à uma pneumonia e desidratação. No ano passado, ele já havia passado 12 dias na unidade por causa de uma infecção urinária. O principal nome da arquitetura brasileira e renomado internacionalmente, Niemeyer completará 105 anos em 15 de dezembro.

Gostou? Compartilhe