OPINIÃO

Coluna Saul - Comunidade em Ação

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Eleições I
Retornando depois de nosso afastamento previsto em lei, já que concorremos nas eleições deste ano a uma vaga na Câmara de Vereadores. Quero aqui registrar meus profundos agradecimentos pelos 1.338 votos que fizemos nas urnas, aos colaboradores, a família, aos amigos, ao PSB, aos companheiros que também concorreram, ao Deputado Beto Albuquerque e seus assessores e ainda de forma muito especial ao Prefeito Airton Dipp.

Eleições II
Perguntam-me o que faltou para nos eleger? Digo com muita tranqüilidade que foram apenas SEIS VOTOS. No mais tivemos uma bela caminhada de forma honesta e transparente mostrando o que fizemos ao longo de nossa jornada e o que pretendíamos fazer no Legislativo. O voto é soberano e devemos respeitar o resultado das urnas. Desejo muito sucesso aos eleitos e de forma especial ao Prefeito Luciano Azevedo e seu Vice Juliano Roso. O sucesso do Legislativo e Executivo é certamente o avanço de nossa cidade. Viva Passo Fundo.

Eleições III
Quero aqui cumprimentar o Presidente do PSB, Clóvis Alves que juntamente com toda a sua equipe e filiados construiu uma nominata de candidatos que garantiram a eleições de dois companheiros. O PSB cresceu e este sim deve ser o principal objetivo de todos nós.  Parabéns.

Barulho
O barulho de música alta e gritos enlouquecidos junto ao ginásio do Teixerinha é uma afronta aos moradores que pagam seus impostos e trabalham dia a dia para sustentar a cidade. Na hora do descanso apenas sobra a falta de respeito daqueles que se escondem atrás da juventude. Isto não é diversão e tem que acabar. Pergunto de forma bem simples: Onde esta a guarda de trânsito? Onde esta a Brigada Militar? Onde está a SEDEC que é responsável pelo ginásio?

Barulho II
Se ninguém pode fazer nada, então me convenceram que tudo pode e nada é proibido. Vamos colocar uma placa no ginásio “Boate” e vender bebidas, drogas e se possível ainda locar alguns espaços para atos mais íntimos. É, porque é exatamente isto que os moradores são obrigados a conviver em todos os finais de semana. Que as autoridades tenham ação e justifiquem seus salários pagos por aqueles que hoje não conseguem dormir.

Trevo do Basso
Por incrível que pareça ainda não tivemos o atendimento desta demanda. O trevo que liga a grande Santa Marta ao Bairro Integração é uma reivindicação antiga, mas que não avança por muitos motivos. Esperamos que aprovada a municipalização da rodovia a novela termine.

Creches I
O orçamento cidadão garantiu a ampliação da Escola de Ensino Infantil na comunidade do  Alvorada (Integração) e da Amizade (Vila União) e o PAC de cinco escolas (creches) o que vem atender demandas antigas da comunidades. Lutas comunitárias e desta forma parabenizamos aqueles que nunca desistem.

Creches II
Uma curiosidade é o calendário que temos nas Escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Infantil quanto às qualificações de seus professores. Curiosidade porque as mães ou responsáveis ficam sem saber o que fazer com seus filhos quando em um mês temos de três a quatro folgas. Os pais trabalham e possuem compromissos e estes devem ser honrados para que recebam seus salários e por conseqüência paguem seus impostos. Sei da necessidade dos eventos, mas também da obrigação que a estrutura pública deve ter com a população. Sei da Escola que não é creche, mas ainda da necessidade básica que as famílias necessitam, ou seja, de um local para seus filhos quando vão trabalhar.
 
Transporte
Funciona muito bem em Santa Maria e onde inclusive o Prefeito César Schirmer (PMDB) foi reeleito o sistema de transporte padronizado. Neste município temos seis empresas e funciona a bilhetagem por meio de consórcio, passagem integrada 100% gratuita, 50% da passagem para domesticas, Professoras da rede pública  com 50% de desconto na passagem e ainda o mesmo benéfico para aqueles que estão em tratamento de saúde. Na Avenida Rio Branco foi tirado o estacionamento e feito o corredor de ônibus. Isto desde 2009 com a padronização dos coletivos na mesma cor,mesmos assessórios e remuneração das empresas por percentual e não por passageiros.

Transportes II
Em Porto Alegre o TRI implementado pelo reeleito Prefeito José Fortunatti (PDT) da 100% de desconto na passagem integrada e já implementa o motor traseiro e ar condicionado nos coletivos que possuem critérios de padronização. Na CARRIS o plano de saúde é custeado pelas publicidades nas TV e nas traseiras dos ônibus. Ações de sucesso em vários municípios que barateiam a passagem e modernizam o transporte.

Trânsito
Enquanto alguns motoristas acharem que parar em fila dupla não atrapalha o trânsito ou que os pedestres continuarem atravessando fora das faixas de segurança será difícil melhorar o trânsito. E tem mais, sinaleira é feita para ser usada e limite de velocidade para ser respeitado. Indústria de multas só existe para aqueles que não respeitam as leis.

Na sala de casa
Dias destes no boqueirão três pessoas colocaram suas cadeiras de praia no canteiro e abriram suas latas de cervejas. Tranquilamente como se aquele espaço tudo pudesse. Bebem e depois de jogarem as suas latinhas no chão da praça (mesmo com duas lixeiras nas proximidades) entram no carro e saem como se nada estivesse contra a lei. A pergunta: será que fazem assim em suas casas?

Gostou? Compartilhe