OPINIÃO

Fontes em Off - 31/10/2012

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

ECO
O interventor judicial, o advogado Jonas André de Oliveira Benites, que está administrando a Escola Fundamental Círculo Operário (ECO) de Passo Fundo ainda está verificando a atual situação da instituição. Benites será responsável pela realização de auditoria para análise da situação financeira da instituição. O advogado informou que a auditoria deverá iniciar na próxima semana. Hoje (31) será realizada uma reunião com os professores e na quinta-feira (01) o encontro será com os pais dos alunos. A Justiça determinou  no dia 25 de outubro o afastamento de Carlos Giugno da presidência da ECO e a destituição do Conselho de Administração do Círculo Operário Passo-fundense.

Obras
As obras de repavimentação da Avenida Presidente Vargas foram retomadas pela empresa Andretta contratada pelo município para executar os serviços. A repavimentação estava interrompida desde o dia 11 de outubro, na altura da rua Valentin Grazziotin, no bairro São Cristóvão. Conforme informações do secretário de Obras, Ermindo Simonetti, as obras foram interrompidas naquela semana em virtude de um problema operacional na usina da empresa contratada. Mais de 50 mil m² de asfalto foram concluídos. O investimento é de R$ 2,6 milhões com recursos próprios do município. O trecho contemplado inicia na rua Leopoldo Vila Nova, próximo a Brigada Militar, e segue até a Perimetral Sul, no trevo do Ricci.

Último dia para matrículas
Os interessados em uma vaga na rede público estadual de ensino têm até hoje (31) para fazer a inscrição. O processo acontece por meio de preenchimento de cadastro no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O endereço é www.educacao.rs.gov.br, link: Matrícula na Escola Pública. As inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis dos candidatos a ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Politécnico, na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, na Educação Profissional Subsequente, no Curso Normal e Aproveitamento de Estudos do Curso Normal. As matrículas dos designados acontecerão entre os dias 3 e 11 de janeiro de 2013. As rematrículas também devem ser feitas até hoje  As informações para o preenchimento adequado do formulário de inscrição encontram-se no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br).

Subsequente (Pós Médio)
Candidatos com Ensino Médio completo podem se inscrever para Educação Profissional Subsequente (cursos técnicos) e para Aproveitamento de estudos do Curso Normal. Nestes casos a classificação se dará por meio de sorteio ou prova, conforme previsto no regimento da escola, e quando o número de candidatos for superior ao número de vagas. O candidato deverá colocar uma única opção de escola.

Nomeação
Foi iniciado na manhã desta terça-feira (30) no ginásio da Academia da Brigada Militar, em Porto Alegre, o processo de nomeação dos primeiros 1,2 mil professores aprovados no Concurso Público realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em abril. Realizado de forma conjunta com a Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos (SARH) e Brigada Militar, o mutirão de nomeação vai permitir que os professores empossados nos cargos entre terça e quarta-feira (31) iniciem as atividades na escola na próxima segunda-feira (5) e, a partir da informação do exercício da função pelas equipes diretivas das escolas, sejam incluídos na folha de pagamento de novembro.
 
Enem I
No próximo fim de semana, 5.791.290 estudantes brasileiros farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O teste marcado para os dias 3 e 4 de novembro é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país. Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu).

Enem II
Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais. No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Posse
O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lindolfo Neto de Oliveira Sales, assumiu o cargo ontem. Ex-chefe de gabinete do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ele promete uma gestão mais técnica com foco na melhoria do atendimento aos beneficiários. "É uma tarefa que deve ser pensada de forma estratégica, mesmo antes do primeiro contato entre o beneficiário e a Previdência. Minha proposta é priorizar o caráter técnico, o que irá nortear a gestão sempre tendo como foco a melhoria da qualidade do atendimento", disse.

Gostou? Compartilhe