OPINIÃO

Os últimos sessenta dias

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Faltando dois meses para a posse dos eleitos em sete de outubro os gestores dos governos municipais e das câmaras de vereadores trabalham para fechar as contas. Por mais que se esforcem muitos não vão cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal, deixando contas a pagar sem os recursos em caixa. Dentre as medidas adotadas pelos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), a antecipação do turno único. De igual modo o corte de cargos em comissão, das horas extras, redução no uso de telefone celular, entre outros.

II
A antecipação do ICMS de janeiro de 2013, medida anunciada pelo governo do Estado não será suficiente para o equilibro financeiro de muitas prefeituras. A campanha para o pagamento do IPVA antecipado com desconto deve minimizar a situação. Os prefeitos que cumprem o segundo mandato, não se reelegeram ou não buscaram a reeleição se preparam para dar inicio a transição. Os gestores que vão assumir os governos municipais no primeiro dia de janeiro precisam, além de arregimentar os integrantes do primeiro escalão, tomar pé da situação antes de receber a chave da prefeitura.
 
Curtas:
# O presidente do PP de Sertão Marcelo Dagostini, prefeito eleito para o período 2013-2016 já despachou convite para a reunião-almoço programada para o dia 10 de novembro.
# O encontro político será realizado juntamente com o PDT, PT e PC do B, que integraram a coligação vitoriosa em sete de outubro e que elegeu a maioria dos vereadores para a próxima legislatura.
# Além dos dirigentes das agremiações partidárias, filiados e autoridades locais devem estar presentes deputados da Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
# Na pauta do encontro novas filiações, avaliação da campanha eleitoral e o planejamento e ações a serem realizadas a contar de janeiro próximo.
# O município de Sertão completa 49 anos de emancipação política e administrativa nesta segunda-feira (5), quando será descerrada a placa que homenageia o médico Jorge Hermann como o patrono da praça central.
# A programação comemorativa definida pelo prefeito Aldemir Sachet (PP) e sua equipe teve início no último dia 27.
# A inauguração do prédio próprio da Câmara Municipal de Vereadores de Sertão está entre os eventos da programação festiva que encerra no dia 9 de novembro.

Dito & feito:
Professor, pesquisador e escritor, Enori Chiaparini será o patrono da XV Feira do Livro de Erechim. Natural de Gaurama concluiu o curso de graduação em Estudos Sociais na FAPES no ano de 1981. Por mais de duas décadas trabalhou no Arquivo Histórico Municipal, coletando, organizado e interpretando um vasto acervo documental, fotográfico e oral, com ênfase a história do município de Erechim e região. Músico profissional, Enori é professor da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo e presta assessoria de pesquisa para instituições privadas. A Feira do Livro terá inicio no próximo dia sete e se estende até o dia onze, na Praça Jayme Lago.

Gostou? Compartilhe