Sorrindo no dentista

Projeto desenvolvido pelos alunos do VI nível do Curso de Odontologia da Fasurgs torna prazerosa a ida das crianças ao dentista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Ir ao dentista pode ser até uma diversão. Esta é a ideia do projeto Sorrindo no Dentista desenvolvido na disciplina de Odontopediatria do curso de Odontologia da Fasurgs de Passo Fundo. Uma experiência que está contribuindo para o aprendizado dos cerca de 30 alunos do VI nível e reduzindo o receio das crianças de ir ao dentista. Para prender a atenção dos pequenos, os estudantes desenvolveram fantoches, dedoches, vídeo, diário odontológico, televisão e livros interativos. O atendimento realizado na clínica odontológica da Fasurgs é realizado gratuitamente pelos alunos supervisionados pelos professores. São recebidas crianças a partir dos 4 anos e a maioria delas moram nos bairros próximos. 

Segundo a professora da Faculdade de Odontologia, Deise Spessatto, o objetivo do projeto lúdico é criar instrumentos que facilitem a interação dos alunos com as crianças. “Queremos que as crianças se sintam parte da clínica. Fazer com que a ida ao dentista não seja algo penoso para elas”, explicou a professora.

Esta interação é uma experiência única para os alunos que estão fazendo os primeiros contatos com pacientes em idade infantil. “Eles estão muito mais inspirados e motivados no atendimento. Isto é importante porque passa confiança para as crianças e o atendimento flui tranquilamente”, frisou a professora. O paciente Natanael Pollo Aires, de 4 anos, foi recepcionado com um teatro de dedoches antes da consulta. A mãe dele, Andreia Pollo Aires, aprovou a iniciativa. “Isto tira o medo da criança e eles ficam mais tranquilos”, declarou a mãe.

Diário Odontológico

Os alunos desenvolveram um diário para que a criança registre a sua vida odontológica. “Sempre escutamos que a saúde começa com a boca. O sorriso de uma criança não tem preço e é importante que ela cuide dos dentes”, declarou a aluna, Elenusa de Souza Oltramari.

Televisão Interativa

Uma história é projetada em uma caixa de papelão imitando uma televisão. Com o auxílio de um pergaminho a história é desenrolada. O assunto fala sobre o procedimento de escovação e os cuidados com os dentes.  “Para os homens o contato com a criança é mais difícil, porque não temos aquela delicadeza natural das mulheres. Este trabalho permite esta aproximação com a criança”, revelou o aluno, Jeferson Feldmann.

Teatro de Dedoches

Outro grupo criou um teatro de dedoches mostrando a correta higienização e os bons hábitos alimentares. “Este contato direto com as crianças é uma experiência muito legal e importante para o nosso aprendizado”, salientou a aluna, Naira Patrícia Rachele.

Fantoches

Dois grupos utilizaram os fantoches para convencer as crianças sobre a importância de cuidar dos dentes. “Esta iniciativa é importante para ajudar as crianças a perder o medo e incentivar a ida ao dentista desde cedo”, frisou o aluno, Douglas Ferrari Trento.

Livro e vídeo interativo

Outra forma escolhida para interagir com as crianças foi a criação de um livro e um vídeo com o tema dente feliz. “A ideia é incentivar a criança. Elas ficam mais confortáveis e perdem o medo de dentista salientando também a higiene oral”, ressaltou a aluna, Liara Freitas Santos.

Fasurgs

A clínica de odontologia da Fasurgs está localizada junto ao Instituto Menino Deus, no Boqueirão. Informações pelo telefone (54) 3312-0130.

 

Gostou? Compartilhe