Professora da UPF destaca sugestões para fazer uma boa redação no vestibular

Processo seletivo da UPF está com inscrições abertas para 58 cursos de graduação nas diferentes áreas do conhecimento.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma das provas do vestibular que mais deixa os candidatos apreensivos certamente é a Redação. Item obrigatório nos processos seletivos exige dos vestibulandos concentração e pressupõe habilidades que vão da compreensão à expressão articulada das ideias acerca do tema apresentado. A professora Dra. Claudia Toldo coordena o grupo de avaliadores das redações do Vestibular da UPF e destaca sugestões para desenvolver um bom texto.

De acordo com ela, a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo, organizado de tal modo que discuta o tema proposto, defendendo um ponto de vista. “A dissertação deve ter unidade temática, ou seja, deve trazer argumentos que contemplem apenas o tema e a delimitação propostos. Os argumentos devem ser consistentes e apresentados de forma clara, coesa e coerente”, afirma, destacando que os argumentos devem trazer uma riqueza na sua organização, contendo exemplificações, porquês, localização espaço-temporal, concretude e objetividade na exposição das ideias.
Quanto ao vocabulário, Claudia salienta que deve ser próprio a uma redação dissertativa e adequado à situação da produção textual de vestibular. O vocabulário dever ser rico e coerente, respeitadas as questões de estilo. Segundo ela, a intertextualidade é bem-vinda, o que mostra um vestibulando leitor e inteirado com o mundo em que vive. Da mesma forma, a redação deve respeitar o número de linhas solicitadas na prova e deve apresentar cuidado com a escrita. Segundo a professora, na UPF as regras do novo Acordo Ortográfico serão cobradas somente a partir de 2013-2.
A bibliografia e sugestões de leitura da prova de Redação do Vestibular de Verão 2013 da UPF podem ser consultadas no site vestibular.upf.br, no link Manual do Candidato.
Inscrições abertas
O Vestibular de Verão da UPF está com as inscrições abertas até 26 de novembro para 58 cursos de graduação na estrutura multicampi. As inscrições podem ser feitas no site vestibular.upf.br, na Central de Atendimento ao Aluno, Campus I, no quiosque instalado junto ao Bella Città Shopping Center e nas secretarias dos campi. A prova acontece no dia 1º de dezembro, a partir das 14h.

Como nos processos seletivos anteriores, os cursos são divididos. No Grupo 1, os candidatos fazem somente a prova de Redação e no Grupo 2, além da Redação, respondem provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.

Gostou? Compartilhe