OPINIÃO

Fatos 23/11/2012

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Esperança
O novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, em discurso de posse, criticou o tratamento privilegiado para réus com maior prestígio político ou poder econômico, e diz que aspira a uma Justiça “célere, efetiva e justa”, “sem firulas, sem floreios, sem rapapés”. Barbosa também disse ser necessário afastar os juízes de influências “nocivas” que possam minar a independência do Judiciário com laços políticos estabelecidos ao longo da carreira. Joaquim Barbosa, 58 anos, primeiro negro a comandar o STF é hoje uma das maiores esperanças do povo brasileiro no combate a corrupção e ao fim da impunidade.

Emendas
O líder comunitário Saul Spinelli, um dos colaboradores do Boqueirão Legal, esteve em Porto Alegre esta semana pedindo ao deputado Beto Albuquerque, seu companheiro de partido, que contemple em suas emendas recursos para a revitalização de duas praças: a Antônio Moretti, que abriga o Natal do Boqueirão, e a praça da Vera Cruz, onde está instalado o posto policial. Em ato contínuo, Spinelli conversou com o prefeito eleito Luciano Azevedo. O município é parte fundamental neste processo, pois terá que garantir 20% de contrapartida e, principalmente, a elaboração dos projetos para assegurar as reformas nos espaços públicos.

Natal
A Mais Morom presenteia a população de Passo Fundo com decoração natalina na rua mais charmosa da cidade. No ano passado, divergências entre os lojistas, impediram que os enfeites fizessem parte do Natal. No entanto, para nossa surpresa, o Natal dos Presépios, em parceria com a UPF, não será realizado este ano, embora tenha sido amplamente divulgado ainda no mês de outubro. Quando da assinatura do convênio esta coluna elogiou a iniciativa. Lamentável que as entidades não tenham se organizado a tempo.

Partidas
Enquanto alguns arrumam as gavetas, outros se preparam para assumir o posto. Uma boa parte dos novos vereadores eleitos tem acompanhado quase que diariamente o andamento dos trabalhos no Legislativo. Mesmo sem a dinâmica que é peculiar ao parlamento, já que estamos no final do mandato, aqueles que não querem fazer feio buscam aprender a prática legislativa.
 

Gostou? Compartilhe