OPINIÃO

Fontes em Off - 27/11/2012

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

16 dias de ativismo I
A campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” continua até o dia 10 de dezembro com atividades diárias. O objetivo é debater e propor ações que contribuam na construção de uma sociedade justa e igualitária entre homens e mulheres. Representantes das entidades promotoras Alessandra Moreira, Maria de Lourdes Isaias, Leonildes Zamuner e Marcia Carbonari visitaram O Nacional para divulgar a campanha.

16 dias de ativismo II
Como parte das atividades da campanha, hoje às 14h, em frente ao Fórum, acontece a vigília que marca um mês do assassinato de Silvia Aparecida de Miranda, 36 anos. Integrante do projeto Mulheres da Paz, ao tentar defender a filha, Silvia levou uma facada no peito, desferida pelo genro.

Gervásio Annes
A Escola Estadual Gervásio Annes está sem energia elétrica desde sexta-feira (23). A coordenadora de educação da 7ª CRE, Marlene Silvestrin, informou que um poste localizado dentro da escola caiu na madrugada de sexta-feira durante um temporal e deixou a escola sem energia. As aulas foram suspensas no dia 23 e foram retomadas normalmente na segunda-feira (26) mesmo sem luz. Todas as providências foram tomadas para a segurança dos alunos. A energia elétrica deverá ser restabelecida na manhã de hoje (27).

ERS 324
Uma audiência pública será realizada na próxima quinta-feira (29), em Marau, para apresentação do projeto de duplicação e ampliação da capacidade da ERS 324, trecho entre Passo Fundo e Casca. A audiência foi um requerimento do deputado estadual, Gilmar Sossella, aprovado pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa RS. A audiência acontecerá às 19h, na Câmara de Vereadores de Marau, na rua Duque de Caxias, nº 26, no Centro.

Enade I
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado domingo (25), registrou abstenção de 20,1% dos alunos. Em todo país, participaram 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Ao todo, 118.056 alunos faltaram à prova. Neste ano, foram avaliados concluintes dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também passam pela avaliação. As áreas analisadas mudam a cada ano. O curso com maior índice de abstenção foi o de tecnologia em marketing, com 31%.

Enade II
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do exame, as provas foram realizadas com tranquilidade em todo o Brasil. As provas e os gabaritos do Enade 2012 devem ser publicados no site do Inep na próxima quarta-feira (28). O resultado final do exame será divulgado até 25 de dezembro.

Pronatec
A presidenta Dilma Rousseff disse na segunda-feira (26) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) atingiu a marca de 1,1 milhão de matrículas em cursos técnicos, de aprendizagem profissional e de qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Conforme a presidente, o Brasil precisa de uma indústria forte e competitiva para garantir o crescimento e a criação de oportunidades de trabalho. Dilma lembrou que a meta do governo é criar, por meio do Pronatec, 8 milhões de vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional até 2014. Atualmente, 2,2 milhões de jovens estão matriculados no programa.

Fora do ar
A queda dos servidores do  Google por quase uma hora ontem à tarde virou atração nas redes sociais como Facebook e Twitter. Imediatamente, o tema virou motivo de piada compartilhada por milhões de internautas. O Google não explicou as razões da queda dos servidores, mas disse que o problema aconteceu com uma parcela dos usuários.

Gostou? Compartilhe