OPINIÃO

Fontes em Off - 01 e 02/12/2012

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

UPA I
O prefeito Airton Dipp recebeu na quinta-feira, do engenheiro Edval Balen, os projetos arquitetônico, hidráulico, elétrico, de estruturas de concreto e demais projetos complementares para a construção da Unidade de Pronto Atendimento, que será feita no terreno junto ao Hospital Dr. César Santos. Segundo o prefeito, os projetos serão agora encaminhados para a Secretaria de Saúde do Estado, para aprovação final, para que então se possa dar início ao processo de licitação. “Já determinei ao secretário de saúde, Jairo Caovilla que encaminhe com a maior agilidade possível estes documentos, para que o processo de licitação possa ser iniciado imediatamente após aprovação junto ao estado”, confirmou.

UPA II
A UPA foi conquistada junto ao governo estadual e federal. Em Passo Fundo será construída uma unidade tipo III, com aproximadamente 1.300 m² de área construída. Terá capacidade para atender 400 pacientes por dia, com 23 leitos. Será necessária a contratação de 24 médicos, que farão o revezamento nos plantões em grupos de seis em cada turno. Além dos médicos, serão contratados os demais profissionais para garantir o atendimento de qualidade. A obra tem valor estimado em R$ 2,6 milhões e terá recursos do governo federal.

Detran

Controle biométrico, talonário eletrônico, implementação dos centros de desmonte oficiais e implantação do observatório de trânsito. Estes são alguns dos 13 projetos que integram o Plano de Modernização do Detran/RS, lançado na sexta-feira (30). A apresentação integrou evento que divulgou os resultados da consulta digital Governador Pergunta: Como Governo e Sociedade podem, juntos, promover a paz no trânsito. O Plano de Modernização do Detran/RS prevê a implantação de diversos projetos para o ano de 2013. Ele contempla praticamente todas as áreas de atuação da autarquia gaúcha junto a seus diversos públicos, colocando-a na posição de referência nacional.

Aids
Mais um remédio para tratamento de HIV/aids será feito no Brasil. O Ministério da Saúde anunciou na sexta-feira o início da troca de tecnologia para produção nacional do antirretroviral Atazanavir. Assim, 11 dos 20 remédios oferecidos pelo sistema público de saúde serão fornecidos por laboratórios nacionais. O medicamento faz parte do coquetel distribuído para 45 mil pessoas, cerca de 20% dos pacientes. Com a transferência de tecnologia, em 2017 o remédio será totalmente produzido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Crescimento
Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2012 era esperado. O crescimento foi de 0,6%. A entidade avalia que os altos custos de produção inibem os investimentos privados. Entre os itens que contribuem para a elevação do custo, a entidade destaca a alta carga tributária, o custo dos empréstimos, o excesso de burocracia e o preço da energia elétrica.

Palestra
No dia 06 de dezembro ocorre em Passo Fundo conferência com o Dr. José J. Camargo, diretor médico do Hospital Dom Vicente Scherer – Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – e pioneiro em transplante de pulmão da América Latina. A atividade promovida pela Ameplan – Associação Médica do Planalto – marca o encerramento do calendário de eventos de 2012 da entidade. O Dr. José J. Camargo vai abordar o tema: “O que esperam de nós, médicos?” Haverá coquetel de recepção às 19h30min e a conferência às 20 horas, no Anfiteatro da Ameplan, na Rua Uruguai, 2001, andar térreo do edifício do Centro Clínico Crediplan. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do fone (54) 3311 6322.

Gostou? Compartilhe