OPINIÃO

Coluna Saul - Comunidade em Ação

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Lixo
Lamentável a quantidade de lixo ao lado dos contêineres. Caixas de papelão inteiras, que se abertas e dobradas poderiam ser acondicionadas dentro dos contentores. Além disso, a população não separa o lixo impedindo que os mesmos sejam ocupados nos galpões de reciclagem, onde centenas de famílias trabalham. Acondicionar o lixo de forma correta e no contêiner do reciclável ou orgânico é uma tarefa que cada um de nós e devemos fazer.
  
Lixo II
Temos situações diferentes neste caso, pois primeiramente a cidade não comporta mais ficar sem recolhimento de lixo em feriados e domingos. Também temos casos onde os contêineres são insuficientes pelo volume de lixo produzindo e desta forma a ampliação seria uma alternativa. Isto é tarefa do gestor, que deve ter sensibilidade em verificar a sujeira da cidade e tomar as devidas providências.

Lixo III
A Codepas, responsável pela fiscalização no recolhimento avançou com a compra de caminhões novos e modernos e ainda com apoio da SMAM e Conselho Municipal de Meio Ambiente destinou um caminhão baú apenas para coleta do seletivo. A Companhia destina dois caminhões para o seletivo, sendo um deles novo com compactador que semanalmente passa na região do Bairro Integração, sendo que iniciam em breve na Lucas, Annes e Berthier. Devemos avançar neste trabalho recolhendo o lixo de forma alternada do orgânico e reciclado. Caxias do Sul possui nove caminhões para a coleta do reciclado, contêineres são maiores e política pública de coleta diferenciada em padarias, restaurantes, fruteiras e oficinas.

Exemplo
Domingo que passou ao final dos espetáculos no Natal Ecológico no Boqueirão, a população demonstrou um grande exemplo. Todos colaboraram para guardar as cadeiras e a limpeza da praça confirmou o respeito que os participantes, colocando o lixo nas lixeiras. Que bom ver todos trabalhando e cada um fazendo a sua parte.

Confraternização
O amigo Marcos Tumeleiro tem sido um grande líder comunitário e no comando da UAMPAF em mandato tampão, feito o que pode para a reestruturação de entidade. No sábado que passou uma confraternização marcou o final dos trabalhos em 2012 e o Presidente avisa que em breve teremos a inauguração do ginásio da UAMPAF. A obra erguida é fruto de emenda parlamentar do Deputado Beto Albuquerque.

LBV
Impressionante o trabalho da LBV – Legião da Boa Vontade que conferimos em um vídeo na última quarta-feira nas dependências do ginásio do Teixerinha. A valorização do ser humano e o respeito com a família são dois pontos que me chamaram a atenção. Paulo Medeiros, representante da LBV entregou  junto com o Deputado Federal Beto Albuquerque e  Secretário da SEMCAS Adriano José da Silva, 1700 cestas de natal. Um momento de confraternização, onde não faltaram momentos de emoção. Fiquei feliz de ver uma parceria que iniciou em 201º quando estava na Presidência da UAMPAF e se consolida a cada ano. Várias autoridades marcaram presença, inclusive nosso Vice-Governador Beto Grill.
 
Muita felicidade
Normalmente ficamos tristes com as coisas que não acontecem como desejamos. Mas tenho feito e tem funcionado, o exercício de entusiasmo com fatos positivos, e não são poucos. Em janeiro começamos com o aniversário de minha filha Ana Vitória que completa dois anos e foi uma benção. Temos ainda a formatura do amigo Douglas Pegoraro, em Fisoterapia e a festa de 15 anos de Tatiele,  bisneta do meu saudoso amigo Silvino Azeredo. Para completar o mês, o casamento de Carine e Vilson, meus sobrinhos e amigos. No meio das comemorações, a minha mãe, Dona Catarina completa 62 anos. Da minha parte, apenas agradecer por fazer parte da vida de todos eles.

 

Gostou? Compartilhe