OPINIÃO

Fontes em Off - 20/12/2012

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

É o fim do mundo!

A Cissa (nossa estagiária) e o Shubby (nosso garoto do Caderno Avesso) foram às ruas com uma missão: saber o que as pessoas estão falando sobre o tal fim do mundo, programado, segundo alguns para sexta-feira, dia 21 de dezembro. Numa produção bem divertida, usando e abusando da criatividade, esta dupla produziu um vídeo que começa a rodar hoje, no site. Para conferir é só acessar o portal onacional.com.br. Vai lá e acessa.

 

Basegio
O deputado e líder do PDT, Dr. Basegio cobrou explicações do chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, sobre o compromisso que o governo do estado havia assumido com ele e com a população de Passo Fundo e Carazinho sobre a aquisição de caminhões do Corpo de Bombeiros para os referidos municípios. As demandas são oriundas de Consulta Popular de anos anteriores. “Integro a base do governo, mas sou deputado eleito e meu compromisso maior é com a população. Vou cobrar sim as demandas da comunidade. Como é o caso dos caminhões para Passo Fundo e Carazinho”, afirmou Basegio.

Aviação
A Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas anunciaram a inclusão de novos voos para Pelotas (RS). As operações serão realizadas pelas aeronaves ATR 72 da Trip, com capacidade para 68 assentos. Os voos têm previsão de início em 20 de fevereiro de 2013 e serão diários, ligando Pelotas a Porto Alegre. As companhias, que estão em processo de fusão desde 28 de maio, concluíram no início deste mês a integração de seus sistemas, concentrando todos os canais de atendimento e reservas na Azul.

Ficha limpa
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez ontem (19) sua última sessão em 2012 sem concluir o julgamento de todos os processos das eleições municipais de outubro. Dos 7.781 processos que chegaram à corte envolvendo registros de candidatura, 780 não foram analisados, cerca de 10% do total. O tribunal funcionará em regime de plantão a partir de amanhã até dia 6 de janeiro, com a presença da presidenta Cármen Lúcia. A assessoria de imprensa do TSE não soube informar se os processos sobre eleições que ainda não foram julgados poderão ser decididos individualmente pela ministra durante o recesso ou se devem esperar a volta do plenário. As sessões de julgamento só serão retomadas no dia 1º de fevereiro.

Ficha limpa II
Essas foram as primeiras eleições com plena aplicação da Lei da Ficha Limpa. Aprovada em 2010, a norma endureceu as regras para que um político possa se candidatar. O percentual de julgamento de recursos da Lei da Ficha Limpa é ligeiramente menor que a média geral: dos 3.366 recursos recebidos pelo TSE, 2.971 foram julgados, cerca de 88%. Ainda segundo o TSE, a quantidade de processos distribuídos em 2012 foi 30% maior do que a das eleições municipais de 2008. Naquele ano, a corte recebeu 6.026 processos sobre registros de candidatura, sendo que 96% haviam sido julgados até o encerramento do ano.

Creches
Entre os anos 2000 e 2010, o número de crianças de 4 e 5 anos de idade matriculadas em escolas ou creches passou de 51,4% para 80,1%. No grupo de até 3 anos, a proporção subiu de 9,4% para 23,5%, segundo o Censo Demográfico 2010: Resultado da Amostra – Educação e Deslocamento, divulgada nesta quarta (19) pelo IBGE.

Creches II
Na população de 6 a 14 anos de idade, 96,7% estavam na escola. Na faixa etária de 15 a 17 anos, a proporção cai para 83,3%. A pesquisa indica também que o nível de escolarização de um modo geral tem melhorado no país. No grupo acima de 25 anos, idade considerada suficiente para conclusão da graduação, o número de pessoas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto caiu de 64% em 2000 para 49,3% em 2010. Com ensino médio completo passou de 12,7% para 14,7% e a proporção de pessoas com ensino superior completo passou de 6,8% para 10,8%.

Ensino superior
O IBGE também pesquisou, pela primeira vez, o número de pessoas que cursavam uma segunda graduação. Dos 6,2 milhões de alunos que estavam na faculdade em 2010, quase 700 mil já tinham um curso superior concluído, o que corresponde a 10,8%. Desses, 196,5 mil (30,1%) tinham mais de 40 anos de idade.

Codepas
Desde o inicio do ano de 2012, a Codepas iniciou a instalação de TV´s nos ônibus, oferecendo acesso a horário, temperatura, velocidade do ônibus, notícias da cidade e também  alerta de embarque e desembarque das paradas.
Até o dia 21 de dezembro de 2012, vinte ônibus já estarão operando com TV´s já instaladas, encerrando assim  a primeira fase de instalações.

Gostou? Compartilhe