OPINIÃO

Fontes em Off - 24 e 25/12/12

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Cavaleiros

Os Cavaleiros do Planalto Médio e o prefeito Airton Dipp assinaram na última sexta-feira a concessão de área para construção da sede do grupo junto ao Parque da Roselândia. O projeto de Lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores. A área tem o total de 800 metros quadrados. Há 20 anos os cavaleiros lutavam pelo espaço. A cavalaria é responsável por conduzir a chama crioula durante os festejos Farroupilha e também participam dos rodeios do município e região.

Natal

O sábado (22) foi especial para as crianças do Bairro Donária. A festa de natal organizada pela equipe de Saúde da Família Donária já é tradicional e acontece todos os anos alguns dias antes do Natal. No início da tarde foi oferecido cachorro-quente e refrigerantes, seguido da entrega de brinquedos e chocolates. A atividade foi realizada com o apoio das empresas Lavoro – John Deere, Gráfica Souza, Pinguim Distribuidor de Água, Limpsul, Eletropasso, além de pessoas da comunidade que fizeram doações.

Cantata

Durante o mês de dezembro, os corredores do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, se encheram de emoção. Um espetáculo musical, com canções natalinas apresentadas pelo Coral dos Funcionários do HSVP, percorreu todos os espaços da instituição levando a magia do Natal aos pacientes e familiares. Ao som de 10 vozes e um violão, as canções emocionaram funcionários, pacientes e familiares. As atividades de Natal do HSVP encerram no dia 24 de dezembro com celebração de missa que acontece na capela da instituição às 16h30.

Arrecadação

O parque da Gare recebeu uma atividade diferente no domingo. O Live in Gare, organizado pela Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Passo Fundo, reuniu apaixonados por rock por um objetivo nobre: arrecadar brinquedos para crianças carentes. De acordo com o responsável Daniel Magalhães durante a tarde e a noite mais de 15 atrações locais e do Estado se apresentaram. Entre as bandas que se apresentaram a General BoniMores e Espora Elétrica. Daniel Cobra fez a abertura do festival. A atividade contou com a parceria da Unopar, Codepas, Funzoctur e Sedec.

Correção

Na coluna Flagrantes de Meirelles Duarte da edição deste final de semana de O Nacional a foto ao lado saiu com uma informação equivocada. A senhora Sueli que aparece recebendo uma homenagem é esposa de Firmino da Silva Duro e não de Sinval Bernardon como havia sido divulgado. Pedimos desculpas pelo engano.

Argentina

O Vulcão Copahe, localizado no noroeste da província de Neuquén, na Argentina, na fronteira com o Chile, reduziu “significativamente” as atividades no final da manhã de domingo. Segundo os integrantes do Comitê de Emergência (COE) argentino que acompanham a situação na região, apesar das atividades sísmicas perderem ritmo, a recomendação é manter o local em estado de alerta amarelo. O comitê informou que não há mais emissão de cinzas. Desde a semana passada, o vulcão expelia fumaça e gases na região.

Viagem Segura I

A Operação Viagem Segura aplicou 84 multas por direção sob influência de álcool apenas nas primeiras 48 horas. Desse total, 39 condutores foram conduzidos à delegacia de polícia por apresentarem níveis acima de 0,33 mg por litro de ar expelido pelos pulmões. Foram realizados 442 testes de etilômetro. O número de acidentes já soma 589, com 10 mortes e 283 feridos.

Viagem Segura II
A 14ª edição da Operação Viagem Segura se iniciou à zero hora de sexta-feira (21) e se estenderá até a meia-noite de terça-feira (25). O esforço integrado dos órgãos de trânsito contabiliza também 36.305 veículos fiscalizados, 4.197 infrações registradas, 482 veículos recolhidos e 115 documentos de habilitação retidos.

Dengue

A chegada do verão exige maior colaboração das pessoas para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Para alertar sobre o problema, o governo federal realiza a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2012/2013 que tem como slogan Dengue É Fácil Combater, Só Não Pode Esquecer. O objetivo da primeira fase, que se estende até o final deste mês, é mobilizar a população a adotar medidas simples de prevenção. Na segunda fase, que começa a partir de janeiro, o foco é no reconhecimento dos sinais e sintomas da doença e as principais medidas que devem ser adotadas pelas pessoas em caso de suspeita de dengue. O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde, mostra que 77 cidades brasileiras estão em situação de risco para a dengue.

Reflexão

A cena, flagrada pelo repórter Gerson Lopes, é de uma pessoa que adormeceu sobre uma caixa em pleno centro da cidade. Provavelmente usuária de entorpecentes, a pessoa passou horas dormindo nesta mesma posição.

Gostou? Compartilhe