OPINIÃO

Eleição ?EURoefora de época?EUR?

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Eleição “fora de época”
As seis últimas páginas do Anuário Erechim Polo do Alto Uruguai Gaúcho provocou efeito devastador na trajetória política do prefeito e da vice-prefeita de Erechim. Reeleitos em sete de outubro com 36.542 votos, mais de 60% dos válidos, Paulo Alfredo Polis (PT) e Ana Oliveira (PMDB) não foram diplomados na última quarta-feira (19). O anuário da Editora Bota Amarela foi distribuído após a data limite estipulada pela Justiça Eleitoral. Com o título “Buscando recursos, construindo resultados”, publicado na página 178, o prefeito apresentou uma síntese das realizações entre 2009 e 2012.

II
A “dor” ao não receber o diploma da vitória, foi registrada por Polis na sua conta do Twitter no dia em que ocorreu a diplomação dos eleitos na 20ª Zona Eleitoral. Em que pese o recurso especial com pedido de efeitos suspensivos junto ao Tribunal Superior Eleitoral é tido como certo o pleito suplementar na Capital do Alto Uruguai no dia 3 de março. A oposição está na busca de nomes e o ex-prefeito Luiz Francisco Schmidt (ex-PDT, hoje no DEM) é cogitado. O PT, PMDB e partidos coligados deverão apresentar a candidatura do vereador Anacleto Zanella (PT).

III
Diferentemente das campanhas convencionais, quando os candidatos a vereador reforçam a da majoritária, os pleitos suplementares não terão o vigor habitual. Sem os programas eleitorais de rádio e televisão, restarão aos candidatos os comícios e o corpo-a-corpo. De igual modo o serviço de carro de som que deverá ser intenso, para o desespero da comunidade. Prever o resultado de qualquer eleição antes do registro oficial dos candidatos junto ao TRE é um exercício de futurologia. No caso de Erechim, os candidatos de Polis e Ana iniciam a campanha como favoritos.

Curtas:
# Do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), reeleito para um segundo mandato, nem um pio sobre a futura equipe de governo.

# É tida como certa a saída do ex-prefeito Darcy José Peruzzollo (PP) da chefia de gabinete que deverá ser ocupada pelo vereador Vilmar José Soccol (PTB).

# O empresário Sérgio Lima, ex-presidente da CDL e presidente do Tênis Clube Getuliense, esta cotado para a Secretaria de Obras.

# Com a diplomação dos seis prefeitos e vice-prefeitos, e dos 54 vereadores, eleitos e reeleitos na 70ª Zona, resta agora à posse oficial no dia 1º de janeiro.

# Já estão sendo distribuídos os convites para a instalação da 12ª Legislatura do município de Sertão que será realizada às 10 horas, no Centro Cultural 5 de novembro.

# O convite é assinado por Marcelo D’Agostini (PP) e Adelar Mosi Antunes, que serão empossados prefeito e vice-prefeito de Sertão, respectivamente.

# Também estão sendo entregues os convites assinados pelo vereador Elói Nardi (PP) para a sessão solene de posse que será realizada às 10 horas na Câmara Municipal de Getúlio Vargas.

# A bancada governista continuará com maioria, formada por quatro vereadores progressistas e um petebista.
# Já a oposição, que deverá fiscalizar o governo Prezzotto/Soligo, subirá dos atuais três para quatro, sendo apenas um do partido da estrelinha vermelha.

# Os vereadores Aquiles Pessoa da Silva (PP), Elgido Pasa (PP) e Vilmar Soccol (PTB) serão empossados no legislativo no dia 1º para logo depois se licenciar e assumir cargos no executivo.

# Na sessão de posse será eleita a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores que será presidida no primeiro ano da legislatura por Dinarte Farias (PP) ou Daniel Fernandez (PP).

# Como o professor Daniel assume a titularidade pela primeira vez no Legislativo de Getúlio Vargas é provável o vereador Dinarte seja eleito o presidente da mesa diretora.

# A equipe do novo governo do município de Estação deve iniciar os trabalhos no primeiro dia útil de janeiro incompleta.

# Nas últimas semanas o prefeito eleito e atual vice-prefeito de Estação Geverson Zimmermann (PSDB) esteve envolvido no processo de transição.

# Zimmermann e seu vice, o médico Daniel José Caramori (PP), não estão com pressa para finalizar a escolha do secretariado.

# A qualificação para o cargo tem sido o norte na formação da equipe dos futuros gestores que conhecem bem a máquina pública.

Dito & Feito: O vereador Irineu Queiroz (PT), que disputou o governo do município de Getúlio Vargas, encerra no dia 31 de dezembro seu mandato. Nas eleições de 2004 e 2008 foi o candidato mais votado do PT ao legislativo. Entre 2005 e 2008 permaneceu como titular da Secretaria Municipal da Saúde, e nos primeiros anos da atual legislatura, ocupou importante cargo na Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim.

Gostou? Compartilhe