OPINIÃO

Fatos - 31/12/2012 e 01/01/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Rito
A posse dos 21 vereadores, do prefeito, vice-prefeito e secretários vai movimentar o primeiro dia do ano de 2013. As festas da virada serão mais curtas para os envolvidos. O primeiro ato oficial será na Câmara de Vereadores, às 10h. Se nada atrasar, será formada a mesa que vai ser conduzida pelo vereador Alberi Grando, PDT, o mais velho dentre os 21. Em ato seguinte, os vereadores escolhem um secretário para auxiliar na condução dos trabalhos. Os vereadores serão chamados um a um para prestar juramento. Antes de encerrar a primeira parte da sessão, Grando fará uma saudação aos presentes.

Mesa
Em seguida, Alberi Grando suspenderá a sessão para receber as inscrições das chapas que pretendem disputar a Mesa Diretora. Se não houver surpresas de última hora (isso já é tradição na Câmara de Passo Fundo), apenas uma chapa será inscrita, liderada pelo vereador Márcio Tassi, PTB. Ele montou uma composição a partir da participação de vereadores do PDT, PSB e PT, obtendo 11 votos, o suficiente para eleger a Mesa. A partir da inscrição de chapas, Grando reabre os trabalhos e coloca em votação. Eleita a Mesa Diretora, o novo presidente passa a comandar os trabalhos, faz o discurso de posse e encerra a sessão. Estima-se que a cerimônia dure em torno de duas horas.

Prefeito
A posse do prefeito Luciano Azevedo e do vice Juliano Roso está marcada para às 17h na Câmara. É o Legislativo que dá posse ao prefeito. Depois de formada a mesa das autoridades, cantado o hino nacional o prefeito e o vice prestam juramento. O novo presidente da Câmara se pronuncia e posteriormente Luciano Azevedo fará o seu primeiro discurso como prefeito de Passo Fundo. O ato é encerrado com o hino Rio-grandense.

Transmissão
Em ato contínuo, só que ao ar livre e em frente a prefeitura será procedida a transmissão de cargo. Após o protocolo de praxe, o prefeito Airton Dipp faz o seu pronunciamento de despedida e em seguida assina o ato de transmissão. O vice-prefeito Juliano Roso faz o primeiro pronunciamento no cargo e em seguida, novamente, o prefeito Luciano discursa. Dipp e os secretários que deixam os cargos também deixam o palanque montado em frente a prefeitura, para que sejam empossados os novos secretários.

Presença
Praticamente todos os secretários da administração do prefeito Airton Dipp estarão presentes ao ato de transmissão nesta terça-feira, 1º. Será uma manifestação de apoio integral à gestão de Dipp.

Ano Novo!
Que o ano de 2013 seja melhor que os anos que passaram. A equipe de ON renova o desejo para que de todos sejam felizes, tenham qualidade de vida e realizem seus sonhos.

Gostou? Compartilhe