OPINIÃO

Fontes em Off - 26/01/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Saúde
Passo Fundo vai contar parceira do Sesc para atividades de saúde e lazer. As opções de serviços que serão prestados para a comunidade passo-fundense foram apresentadas ao prefeito Luciano Azevedo, em uma reunião na manhã desta quinta-feira (24). A vinda da Carreta da Saúde para Passo Fundo, unidade de saúde preventiva do Sesc, também foi tratada no encontro. O programa realiza exames em diferentes áreas, permanecendo na cidade, com uma estrutura especializada, por 21 dias. Com a atuação de especialistas, 1.400 exames médicos podem ser feitos no período. O funcionamento da Carreta está previsto para iniciar na primeira semana de setembro.

Fiscalização
Nos primeiros 15 dias deste ano a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais recebeu mais de 50 denúncias de lixo e sujeira em terrenos baldios. “Estamos notificando até três vezes, como forma de conscientizar a população. Mas nos próximos dias iremos intensificar a fiscalização e aplicar multas para quem não atender ao pedido de limpeza”, explica o secretário Cristiam Thans. Depois de notificado, o proprietário tem 15 dias para limpar o terreno. Se a limpeza não for realizada, será aplicada uma multa de R$ 442,78. As denúncias podem ser feitas na Secretaria de Transportes e Serviços Gerais ou pelo 3316-7200.

Cemitérios
Além dos terrenos baldios, o estado de conservação dos cemitérios tem sido uma preocupação do secretário Thans. Esta semana, acompanhado do coordenador de Serviços, Nharam de Carvalho, e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Iraceu Gazola, ele esteve visitando estes locais. No Cemitério dos Ribeiros, por exemplo, constataram necessidade de iluminação, construção de muro, retirada de árvores que estão em situação de risco e revitalização da capela mortuária, entre outros. A comitiva visitou todos os cemitérios da cidade.

Visita
A direção do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) recebeu na manhã desta sexta-feira (25) a visita do novo secretário de saúde, Luiz Artur Rosa Filho. No encontro, que foi de apresentações, o secretário pontuou algumas das principais metas para sua gestão. Conforme o administrador do HSVP, Ilário Jandir De David, foi uma reunião onde inúmeros assuntos foram abordados. Luiz Artur, que também é médico e já conhecia os gestores do HSVP, salientou a importância da relação do município com o hospital. “Esta é uma instituição passo-fundense e que possui um grande reconhecimento da população e de lideranças pelo seu atendimento e gestão qualificada. O bom relacionamento com HSVP garante também a qualidade do atendimento da saúde pública do município”, comenta o secretário.

ICMS
A Fiergs vai realizar, por meio do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros (Contec), uma rodada de debates com a Secretaria da Fazenda do Estado sobre a regulamentação da unificação da alíquota do ICMS de 4% nas operações interestaduais com produtos importados. O encontro ocorrerá no dia 31 de janeiro, na sede da entidade. Inscrições gratuitas pelo e-mailcontec@fiergs.org.br.

Doação
Na tarde de sexta-feira (25), a coordenadora do Instituto Roberto Zanatta, Raquel Pirovano, acompanhada da coordenada da Universidade Popular (UP) Nalú Cordeiro de Mello e da coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, Lidiane Guerra, realizaram a entrega dos brinquedos arrecadados durante a Festa de Natal do Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, realizado em 17 de dezembro de 2012. Jogos, bonecas e carrinhos foram doados pelo instituto e comunidade e agora farão parte das atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz. Os brinquedos foram recebidos pela professora Taisa Ranzolin e irão auxiliar nos trabalhos realizados pela escola.

Energia
As datas de leitura dos relógios são distribuídas ao longo do mês e, por isso, os consumidores só perceberão integralmente a redução do preço da energia elétrica após um ciclo completo de cobrança com as novas tarifas. Isso porque, dependendo da data de vencimento da conta, parte do consumo será medido segundo a tarifa antiga e outra parte de acordo com a tarifa reduzida, no primeiro mês de vigência das novas medidas. A explicação foi dada pela Aneel. Assim, como as novas tarifas valem a partir do dia 24 de janeiro, um consumidor que tem sua leitura feita no dia 10 de fevereiro, teria, nesse mesmo mês, metade de sua energia faturada pela tarifa antiga e a outra metade, pela nova tarifa. A partir de 25 de fevereiro, todas as contas já perceberão os benefícios completos da tarifa reduzida.

Gostou? Compartilhe