OPINIÃO

Fontes em Off - 28/01/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Segurança regional

Uma proposta de construção de um movimento pela segurança, que mobilize as comunidades regionais contra a criminalidade, foi um dos assuntos debatidos entre o prefeito Luciano Azevedo e o prefeito de Marau, Josué Longo, em uma reunião realizada na sexta-feira, 25, na Prefeitura de Passo Fundo. Além da busca da redução da violência e de crimes nas cidades, Longo também apresentou a Luciano outras propostas de ações que possam ser realizadas com a participação dos municípios de Passo Fundo e Marau. Entre elas, a instalação de uma escola agrícola, em estrutura que fica entre as duas cidades e parceria para melhorias nas estradas do interior. Durante a visita, Luciano ainda recebeu um convite para a participação no XVI Rodeio Crioulo e II Rodeio Internacional de Marau, que acontece entre os dias 22 a 24 de fevereiro, no Parque de rodeios Lauro Ricieri Bortolon.

Baixa renda

O PAC – Programa Apoiar e Comprometer é um programa do município que tem como objetivo a inserção de famílias com baixa renda na preparação para o mercado de trabalho, fortalecendo a convivência familiar e comunitária e disponibilizando cursos e oficinas de capacitação profissional. Segundo a secretária de Cidadania e Assistência Social, Nelí Formigheri, o programa não está regulamentado por lei, tendo inclusive apontamento pelo Tribunal de Contas. A Prefeitura já está elaborando um projeto para regulamentação do programa, de acordo com determinação do prefeito Luciano Azevedo. “Até o momento temos 164 integrantes do programa. Estamos fazendo o recadastramento dos mesmos através de avaliação técnica nos quatro Centros de Referência em Assistência Social – CRAS. Informamos que os interessados em fazer parte do programa podem se cadastrar e aguardar para serem inseridos, conforme o perfil e o número de vagas”, explicou Nelí.

Expodireto

A Cotrijal transferiu para o dia 1º de fevereiro o lançamento da Expodireto, que seria realizado nesta segunda-feira, em Passo Fundo. A decisão foi tomada em solidariedade e luto pela tragédia que vitimou mais de 230 pessoas no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, na madrugada deste domingo. O lançamento da feira será na sexta-feira, às 11h, no Clube Comercial em Passo Fundo.

Eleição

Responsáveis pelas principais decisões e diretrizes da Câmara dos Deputados, a nova composição da Mesa Diretora da Casa será eleita no próximo 4 de fevereiro, em votação secreta, pelos 513 deputados. A eleição está prevista para começar às 10h, no plenário da Casa. Na ocasião, serão disponibilizadas 19 urnas eletrônicas para a votação dos parlamentares, que irão eleger o presidente, dois vices, quatro secretários e igual número de suplentes. Até o momento, três deputados estão na disputada pelo mais alto posto da Casa: a atual primeira vice-presidente, Rose de Freiras (PMDB-ES), o líder do PMDB Henrique Eduardo Alves (RN), e atual quarto secretário, Júlio Delgado (PSB-MG).

Visita

O secretário do Desporto e Cultura, José Ernani de Almeida, esteve reunido nesta semana com representantes da Associação Cultural de Mulheres Negras do RS, juntamente com a Mais Bela Negra do RS, a passo-fundense Mariana da Rosa Prates. José Ernani deixou a Secretaria à disposição da Associação para futuros projetos e fez um relato de ações previstas para as próximas semanas, como o lançamento do programa Bairro a Bairro, que envolverá todas as estruturas do Governo Municipal. A coordenadora administrativa da Associação, Francisca Bueno, reforçou a disposição de desenvolver projetos em conjunto com a Secretaria e falou sobre a importância da Mais Bela Negra do RS estar presente no Carnaval de Passo Fundo, representando a comunidade negra.

Gostou? Compartilhe