OPINIÃO

Municípios fortes, Brasil sustentável

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de diversos municípios do Alto Uruguai vão estar em Brasília no início desta semana. Eles vão se juntar aos gestores e legisladores de outras regiãos do Estado e país, para participarem do evento promovido pela Presidência da República. O Encontro com os Novos Prefeitos e Prefeitas do Brasil objetiva subsidiar os governantes sobre programas e ações federais que podem auxiliar no início e continuidade dos mandatos.

II

O encontro, que será aberto oficialmente às 19 horas de hoje (28), tem o apoio da Frente Nacional de Prefeitos. Além da presidente Dilma Rousseff (PT), estão confirmadas as presenças de ministros, secretários e assessores do governo da União. O tema desta segunda edição é “Municípios fortes, Brasil Sustentável”. São esperados mais de 20 mil representantes da maioria dos 5.564 municípios brasileiros.

III

As políticas do governo federal vão ser apresentadas pelos próprios ministros. As ações serão divididas em quatro eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano e participação social e cidadania. Também vão ser ministradas palestras sobre os programas governamentais e haverá um espaço dedicado a exposição de  práticas municipais de sucesso.

IV

O evento na Capital Federal encerra na quarta-feira (30). Até o fechamento da coluna estavam confirmadas representações dos municípios de Getúlio Vargas, Erebango, Floriano Peixoto. O primeiro será representado pelo vice-prefeito Maurício Soligo (PP) e o vereador Vilmar Soccol (PTB), chefe de gabinete. O segundo, pelo prefeito Ênio Meregalli (PP) e Marcelo Zancanaro (PP), e o terceiro pelo prefeito Vilson Babicz (PT).

Curtas:

# O complexo industrial do antigo Cortume Erê irá a leilão no próximo dia oito de fevereiro.

# Com uma área total de 25.928 metros quadrados, o complexo industrial é formado por pavilhões, coberturas e edificações diversas.

# A avaliação do imóvel, situado no nº 128 da Rua Albino Fer-nando Holzach, é R$ 3.500.000 (três milhões e quinhentos mil reais).

# O Leilão da Justiça do Trabalho será realizado no depósito judicial do Oro Leilões, em Erechim, e está agendado para as 15 horas.

# No final do ano passado, o leiloeiro Erni Carlos Oro realizou o leilão da antiga matriz do Supermercado da Cotrigo de Estação, arrematado pela Cooperativa Santa Clara.

# O Senado Federal, em parceria com a Câmara de Vereadores de Erechim, BID e Interlegis, realiza, entre os dias cinco e sete de fevereiro, uma oficina de apoio às casas legislativas.

# No evento, que será realizado no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, serão ministradas palestras do chamado Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

# Para os vereadores eleitos e reeleitos, uma oportunidade para aprimorarem os conhecimentos acerca da atividade para qual pediram votos de suas comunidades.

# As inscrições podem ser feitas no www.interlegis.leg.br ou pelo telefone da Câmara de Vereadores de Erechim.

# Integrantes do Movimento Pró-asfaltamento da BR 153 participaram de um encontro na cidade de Quatro Irmãos.

# As ações desencadeadas no ano passado foram apresentadas pelo presidente da comissão, João Picoli, e pelo prefeito anfitrião, Adilson De Valle (PP).

# Os prefeitos Pedro Paulo Prezzotto (DEM), Ênio Meregalli (PP) e Mário Ceron (PTB), de Getúlio Vargas, Erebango e Ipiranga do Sul  respectivamente, participaram da reunião de trabalho.

# Também estiveram em Quatro Irmãos dirigentes da Cotrel, Accie (Associação Comercial de Erechim), veredores e lideranças.

# Um cronograma de ações que envolvam diferentes órgãos e entidades, Ministério Público Federal, Dnit e parlamentares, será apresentado nos próximos dias.

# Se depender da vontade dos empresários e políticos dos municípios cortados pela Transbrasiliana, o trecho de 70 km entre Erechim e Passo Fundo será asfaltado.

Dito & Feito: Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) elegeram a colega Adriana Kátia Tozzo (PT), de Itatiba do Sul, presidente da entidade. Neste primeiro ano, a Amau será presidida pela prefeita petista. Para a 1ª e 2ª vice-presidência foram eleitos  Adilson De Valle (PP), de Quatro Irmãos, e Milton Cantele (PMDB), de Campinas do Sul. Nos próximos três anos, a direção da entidade deverá ser altenada por prefeitos do PP, PMDB e PDT.

Gostou? Compartilhe