OPINIÃO

Fontes em Off - 12/02/2013

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Papa I
A notícia da renúncia do papa Bento XVI, divulgada segunda-feira foi recebida com surpresa pelos católicos brasileiros, segundo o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner. Na avaliação do religioso, Bento XVI entrará para a história da Igreja como o papa que sempre abordou a questão mais essencial do Cristianismo, a do amor de Deus.

Papa II
“Surpresa é a expressão para dizer que não esperávamos um gesto tão importante dentro da Igreja, apesar de sabermos que não é o primeiro papa que renuncia. Mas, em plena atividade, ele dizer que não tem mais condições físicas e, nos tempos atuais, isso exige uma presença mais forte, mais viva já que tudo corre rapidamente”, disse dom Leonardo Steiner.

Papa II
Ao lembrar textos e pronunciamentos de Bento XVI ao longo de quase oito anos de pontificado, dom Leonardo avalia que ele deixará aos católicos o legado de ter sido o papa do amor. “Se dissemos que João Paulo II foi o para da paz, provavelmente o futuro no dirá que Bento XVI foi o papa do amor. Ele muitas vezes falou da civilização do amor, falou aos jovens da necessidade de amar, de testemunhar a fé como caridade, como amor.”

Santa Maria I
Um paciente que estava internado no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, após o incêndio na Boate Kiss, na madrugada do último dia 27, em Santa Maria (RS), morreu na noite de domingo (10). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que não divulgou a identidade da vítima porque ainda aguarda autorização da família. Com mais esse caso chega a 239 o número de pessoas que morreram em decorrência da tragédia em Santa Maria. De acordo com a secretaria, 49 feridos no incêndio continuam internados em hospitais em quatro cidades gaúchas – 31 em Porto Alegre, um em Caxias do Sul, dois em Canoas e 15 em Santa Maria.

Santa Maria II
Uma comissão formada por dez pessoas, todas parentes de vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), vai analisar nos próximos dias o estatuto da associação que representará os interesses das famílias dos mortos e feridos na tragédia. O documento está sendo elaborado por um grupo de advogados voluntários, apoiados pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, e será submetido à aprovação em assembleia marcada para o próximo dia 23. A criação da associação foi decidida sábado, durante reunião no Colégio Marista, em Santa Maria, entre parentes e representantes da Defensoria Pública do estado.

Santa Catarina
A Polícia Militar de Santa Catarina registrou novos ataques em quatro cidades desde a noite de segunda-feira. De acordo com boletim divulgado na manhã de ontem, houve atos de violência em Criciúma, São Miguel do Oeste, Palhoça e em Florianópolis. Na capital catarinense, um veículo estacionado no pátio de descarga do centro administrativo do governo foi totalmente queimado na madrugada. Em outra ocorrência, dois adolescentes, armados com facão, atearam fogo em um ônibus, após renderem o motorista e o cobrador do coletivo, obrigando-os a descer do veículo. Em nenhum dos casos a polícia conseguiu deter os responsáveis pelos ataques.

Convênio
Em reunião realizada nesta sexta-feira (8), em Passo Fundo, na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, foi assinado entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Hospital São Vicente de Paulo contrato de prestação de serviços no valor de R$ 109 milhões. De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Elemar Sand, os valores serão aplicados em praticamente todas as áreas de média e alta complexidade da instituição. O contrato referencia os serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde da região de Passo Fundo e para toda a região Norte e Missioneira do Estado.

Dilma
A presidente Dilma Rousseff pediu segunda-feira (11) que os foliões aproveitem o carnaval no país, mas tenham cuidado na hora de dirigir. “Não podemos deixar que essa alegria, muito contagiante, dê lugar à tragédia e à tristeza”, destacou. No programa semanal Café com a Presidenta, ela comentou ainda as alterações que tornaram a chamada Lei Seca mais rigorosa. Segundo Dilma, de cada cinco acidentes registrados nas estradas de todo o país, um é provocado por motorista que estava sob o efeito do álcool. “Por isso, é tolerância zero para quem misturar bebida com direção de automóvel ou direção de moto.”

Trânsito I
O número de mortes nas estradas brasileiras caiu 25,4% neste carnaval, segundo o balanço parcial divulgado segunda-feira (11) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nos três primeiros dias do feriado prolongado, de sexta-feira (8) a domingo (10), foram registradas 97 mortes. No mesmo período do ano passado, a PRF já havia contabilizado 130 mortes. O número de feridos também teve redução de 15,7% - foram 1.303 ocorrências em 2012 e 1.098 neste ano. A PRF informa ainda que, no mesmo período, houve queda de 2,6% no número de acidentes – ano passado foram 2.051 registros e, neste carnaval, já aconteceram 1.997 acidentes.

Trânsito II
Em 2012 foram feitos 30,4 mil testes. Apesar de mais testes terem sido aplicados, a PRF registrou queda no número de autuações que resultaram em prisão. De 1.410 autuações feitas no ano passado, 494 pessoas foram presas; de 1.055 autuações feitas neste carnaval, 338 foram detidas. A PRF reitera que no retorno do feriado de carnaval os motoristas precisam estar bem atentos porque, a exemplo dos anos anteriores, os acidentes mais graves costumam acontecer após alguma atitude imprudente.

Pós-graduação
Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Dinâmica dos Grupos, promovido pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG) em Passo Fundo, que se inicia em 1º de março. Com carga horária total de 540 horas, sendo 360 horas presenciais, o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e objetiva capacitar quem deseja ou já trabalha com grupos, aprimorando o conhecimento sobre processos e mecanismos e promovendo uma visão estratégica sobre gestão de pessoas. Outras informações pelos telefones (54) 3045-3554 ou pelo email cursospassofundo@sbdg.org.br.

Gostou? Compartilhe