Congregação Notre Dame comemora 90 anos este ano

Atividades de aniversário iniciam na próxima semana com o retorno às aulas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A madrugada de 07 de junho de 1923 marca a chegada ao Brasil das religiosas da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, que dariam início ao serviço educacional, preconizado por Santa Júlia Billiart, no país. Vindas da Alemanha, ao desembarcar na estação férrea de Passo Fundo, as dez religiosas enviadas ao Brasil atenderam à solicitação de Frei Jacob Höfer, que expôs à Superiora Geral da Congregação a necessidade de se ampliar o número de escolas e de se instaurar internatos no interior do Rio Grande do Sul, devido às grandes distâncias e a pouca assiduidade às aulas.

Na próxima semana, quando as instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame – fundada e mantida pela congregação religiosa –, no Rio Grande do Sul, darão início ao ano letivo de 2013, serão iniciadas também as comemorações referentes ao 90º Aniversário desta chegada.

Já na segunda-feira (18), o Colégio Notre Dame Aparecida abrirá suas portas para recepcionar seus estudantes matriculados nos segmentos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Os educandos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I retornam aos corredores escolares na terça-feira (19). Em 2013, a instituição de ensino carazinhense irá acolher, ao todo, aproximadamente, 600 estudantes. 

Também na segunda, o Colégio Notre Dame Passo Fundo receberá a maior parte de seus 1500 estudantes matriculados. Neste dia, os do 2º Ano do Ensino Fundamental I à 3ª Série do Ensino Médio, serão recepcionados de forma festiva, pela manhã e à tarde. Os demais estudantes, matriculados na Educação Infantil e no 1º Ano do Ensino Fundamental I terão seu primeiro dia de aulas somente na terça-feira.

A primeira obra educacional fundada pela Congregação das Irmãs de Nossa Senhora também comemora, em 2013, o seu 90º aniversário. De acordo com a diretora, Ir. Ivanês Fillipin, durante todo o ano letivo de 2013 atividades variadas irão retomar a história do educandário. Evidenciar a conexão dele com a comunidade local e com o desenvolvimento da cidade é o principal objetivo de atrações como exposições e encontros de ex-alunos. Além disso, as comemorações irão revisitar a presença da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora no Brasil – nos serviços de educação, saúde, assistência social e evangelização – e integrar estudantes Notre Dame de todo o país, reforçando sua identidade com a Rede de Educação.

Além do marco inicial das comemorações, no primeiro dia letivo, os estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio prestarão uma homenagem às vítimas da Tragédia de Santa Maria.

Na Escola Notre Dame Menino Jesus, somente as turmas de 2º Ano à 8ª Série do Ensino Fundamental iniciam o ano letivo nesta segunda-feira. Os demais estudantes retornam à instituição na terça. Ao todo, cerca de 850 estudantes estão matriculados na instituição que também oferece a modalidade de ensino Integral.

Novo Uniforme

A partir de 2013, a Rede de Educação Notre Dame inicia o processo de adoção de uniforme único para todas as suas instituições de ensino. Integrando a unificação da marca, a substituição dos uniformes estudantis terá um prazo de cinco anos para ser totalmente efetivada. O novo uniforme Notre Dame é identificado com as tendências da moda infantil e infanto-juvenil e tem modelos diversificados e adequados para cada idade. Além do conforto, eles foram idealizados com foco na durabilidade. Desta forma, além de melhorar a sua qualidade, ele garante ainda mais conforto, segurança, facilidade de manutenção e segurança aos estudantes Notre Dame.

Gostou? Compartilhe