OPINIÃO

Fatos 18/02/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Embrião

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva lançou no sábado, o que chamou de o embrião de um novo partido voltado para a sustentabilidade total. Com o slogan "Rede Pró-Partido", Marina acredita que, em três meses, será possível coletar as 500 mil assinaturas necessárias para dar entrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o pedido de registro definitivo da nova sigla, cujo nome deverá ser Rede Sustentabilidade.

Rede

Marina não quer dar a nova sigla a nomenclatura ‘partido’, e sim ‘rede’. “Nós somos uma comunidade de pensamento. Estamos no esforço de que isso se viabilize. Depois é que vem o processo de registro”, justificou. A base do programa do futuro partido (rede) será a sustentabilidade em todas as áreas: ambiental, política, econômica etc.

Oportunidade

A criação de um novo partido possibilita a que políticos com cargos eletivos possam mudar de sigla sem perder o mandato. Foi o que aconteceu quando o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab criou o PSD. Resta saber se a Rede de Marina Silva dará margens ao oportunismo político.

Renovação

Sem entrar em polêmica, o maior resultado da renuncia do Papa Bento XVI será a abertura do debate para que a Igreja a se renove. Ele próprio tem dito isso em suas manifestações públicas como a que fez ontem na penúltima celebração antes de deixar a função, programada para o dia 28. Renunciar e provocar esta discussão são atos de coragem.

Férias

Supremo Tribunal Federal estuda projeto para acabar com as férias de 60 dias para juízes. Cresce dentro do Judiciário e do Executivo um movimento para acabar com o período longe de descanso de servidores públicos. O presidente do STF, por conta disso, instituiu uma comissão para estudar o assunto. As férias devem ser de 30 dias para todos os cidadãos, independentemente da função que exercem , ainda mais no serviço público. Esta é a lógica.

No jogo

O prefeito Luciano Azevedo, PPS, e o coordenador regional do Orçamento Cidadão do Governo do Estado, Rene Cecconello, PT, prestigiaram o jogo do E.C. Passo Fundo, ontem no Vermelhão.

Gostou? Compartilhe