Mudanças no trânsito já estão em vigor

Alterações fazem parte do módulo 3 do projeto do Anel Viário de Passo Fundo e ligam a grande São Cristóvão até a Petrópolis

Por
· 2 min de leitura
Quatro trechos na região do bairro Cruzeiro foram modificadosQuatro trechos na região do bairro Cruzeiro foram modificados
Quatro trechos na região do bairro Cruzeiro foram modificados
Você prefere ouvir essa matéria?

 

As alterações de sentido nas ruas Parobé, Frei Caneca, Cristóvão Colombo e Duque de Caxias na região do bairro Cruzeiro estão em vigor. Os quatro trechos fazem parte do projeto do Anel Viário de Passo Fundo com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura. As mudanças devem contribuir para desafogar trânsito.

O sentido mudou na rua Parobé (entre Paraíba e Cristóvão Colombo), na rua Cristóvão Colombo (entre a Parobé e Ângelo Preto) e na rua Frei Caneca (entre a Duque de Caxias e Parobé). A rua Duque de Caxias recebeu na tarde de ontem a pintura horizontal com setas indicando o novo sentido. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Darci Gonçalves da Rosa, todas as alterações deverão ser concluídas hoje. “A intenção é que nesta quarta-feira todas as ruas já estejam funcionando”, disse Gonçalves.

As pessoas que estão na região da grande São Cristóvão não precisarão mais passar pela região central para se deslocar até o bairro Petrópolis. “Será uma alternativa para quem mora nos bairros Santa Maria, Lucas Araújo, Planaltina, São Cristóvão e queiram ir em direção a Petrópolis, São José e UPF sem utilizar a Avenida Brasil. As pessoas acessarão a Paraíba, a Parobé e a Almirante Barroso até chegar ao bairro Petrópolis”, explicou o secretário de Segurança.

Os motoristas devem ficar atentos às mudanças de sentido e às ruas preferenciais. Os condutores que transitam na rua Aspirante Jenner, por exemplo, devem parar no cruzamento com a rua Paraíba, que passa a ser a preferencial. Um semáforo deverá ser instalado no local nos próximos 30 dias. A preferência também passa a ser da rua Parobé nos cruzamentos com a Coronel Pelegrini e José Bonifácio.

Todas as ruas alteradas receberam melhorias como pavimentação, tachões na pista, placas e pintura de sinalização. Nestes primeiros dias, a Guarda Municipal de Trânsito está orientando os motoristas. Cavaletes foram colocados nos trechos para alertar sobre as mudanças de sentido. Gonçalves pediu a atenção e a conscientização dos condutores. “Asfalto não é sinônimo de velocidade. As ruas possuem limite de velocidade e o motorista deve obedecer. Muitos alunos transitam nessa região e a preferência é dos pedestres”, alertou Gonçalves.
O gerente de uma empresa de ônibus, Levir Bonfanti, acredita que as alterações deverão melhorar o trânsito. “Creio que o anel viário deverá melhorar a situação. As mudanças facilitaram o nosso trajeto. Nestes primeiros dias estamos orientando os nossos motoristas sobre as mudanças”, disse Bonfanti.

Ademir de Bortoli possui há 27 anos uma oficina localizada nos cruzamentos das ruas Parobé e Cristóvão Colombo. “Essa mudança ficou ótima. Agora só falta a conscientização dos motoristas que precisam respeitar a sinalização e as alterações”, destacou Bortoli.

 

Gostou? Compartilhe