OPINIÃO

Fatos - 18/07/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

13º aos servidores
A prefeitura paga hoje a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais efetivos e cargos em comissão. Isso representa uma injeção de R$ 7 milhões na economia local. Dinheiro que vai movimentar o comércio, em especial. A prefeitura de Passo Fundo é uma das poucas no Estado, a pagar o 13º em duas parcelas, uma sempre na metade do ano. A prática foi adotada há oito anos e mantida pelo prefeito Luciano Azevedo, PPS, por considerar que a divisão dos valores beneficia os servidores. Antes das administrações do prefeito Airton Dipp, o pagamento da primeira parcela do 13ª era feita no mês de outubro. A segunda vem sempre em dezembro, conforme determina a legislação. A notícia traz um alento para os comerciantes que sofreram com queda nas vendas entre junho e ate a metade de julho, por conta da Copa do Mundo e do frio que ainda não deu as caras.

Na rua
O candidato a deputado federal Luiz Miguel Scheis, PDT, pretende dedicar 80% da campanha em Passo Fundo e apenas 20% em outros municípios da região. Para tanto, firmou dobradinha com Diogenes Basegio, que busca a reeleição como deputado estadual. Luiz Miguel fixou seu comitê eleitoral na sede do partido, na Avenida Brasil, centro. Na terça-feira, ele realizou uma reunião de trabalho com apoiadores para dar o start da campanha. Com o slogan “Esse é daqui”

Fervendo
A campanha ainda não ganhou o interior do Estado, mas já está fervendo em Porto Alegre. Os bandeiraços e as caminhadas dos candidatos tomam conta dos principais pontos da capital, como a Esquina Democrática, no centro, e a Redenção.

Ferramenta
Está no ar o hotsite Beonpop, ferramenta que mede a popularidade de usuários no Facebook e que em breve também estará disponível no Twitter. O hotsite (http://eleicoes.beonpop.com.) mostrará a influência e a popularidade dos perfis de candidatos  - presidente, governador, senador, deputado estadual e federal. Na página, os próprios concorrentes ao pleito já podem se inscrever de forma gratuita para terem suas páginas monitoradas. Bom que se esclareça que a ferramenta não mede densidade eleitoral. Entre os mais populares para o Senado aparecem Beto Albuquerque, PSB, disparado, e Lasier Martins, PDT.

Guarda
O Senado aprovou na quarta-feira a noite a criação de Guardas Municipais. Fica mantida a restrição para o uso de armas, segundo estabelece a legislação. O projeto depende da sanção da presidente Dilma Rousseff e poderá significar mudanças na segurança pública.

Gostou? Compartilhe