Projeto de Inclusão Digital já beneficiou 13 escolas municipais

Entre os equipamentos que agora fazem parte do dia a dia dos professores de escolas de ensino fundamental, estão notebooks, tablets e lousas digitais.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O Projeto de Inclusão Digital desenvolvido pela Prefeitura de Passo Fundo através da Secretaria da Educação já distribuiu equipamentos para 13 escolas públicas municipais. Entre os equipamentos que agora fazem parte do dia a dia dos professores de escolas de ensino fundamental, estão notebooks, tablets e lousas digitais. De acordo com informações da Secretaria, as escolas beneficiadas já contavam com laboratório estático e o novo material, tem como finalidade oportunizar melhores condições de trabalho aos professores.

Formação dos professores

Desde 2008, cerca de 30 professores integram um grupo de estudos sobre as tecnologias em informação e comunicação (GETICs), que tem como objetivo a  multiplicação do aprendizado nas escolas, auxiliando alunos e professores.
“O grupo realiza a formação em informática educativa quinzenalmente”, relata a professora Irani Roani, coordenadora do projeto de formação e tutora do Proinfo/UNDIME na região (projeto que ministra cursos de formação à distância para professores de aproximadamente 70 municípios).

Os professores que fazem parte do grupo participaram este ano de dois cursos de formação, para a utilização dos equipamentos móveis: o primeiro deles, direcionado ao linux educacional 5.0 (notebooks) e o segundo, para operar o sistema android (tablets), realizado no IFSul.

O projeto tem a intenção de qualificar os professores em relação a utilização dos recursos disponíveis para a educação nos computadores, buscando   promover a atualização profissional para o uso das tecnologias do público-alvo, oferecendo conhecimento das potencialidades existentes em meio às atividades docentes.

O grupo de professores participou ainda do II Encontro Estadual do Proinfo, realizado este ano na cidade de Canoas.

O projeto de Inclusão Digital é desenvolvido através da Coordenadoria de Inovações Educacionais da Secretaria Municipal da Educação.

Gostou? Compartilhe