Mais de 18 mil pessoas estão imunizadas contra a gripe

Campanha Nacional vai até 22 de maio e a estimativa é de que mais de 46 mil pessoas sejam vacinadas no município

Por
· 1 min de leitura
A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza - H1N1, H3N2 e B. No sábado, as 27 unidades de saúde ficaram abertas durante o Dia D de MobilizaçãoA vacina protege contra três tipos do vírus Influenza - H1N1, H3N2 e B. No sábado, as 27 unidades de saúde ficaram abertas durante o Dia D de Mobilização
A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza - H1N1, H3N2 e B. No sábado, as 27 unidades de saúde ficaram abertas durante o Dia D de Mobilização
Você prefere ouvir essa matéria?

Com o objetivo de intensificar a vacinação contra a gripe e reforçar a importância da imunização em pessoas que fazem parte dos grupos de risco, o Dia D de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a Gripe, promovido pelo Ministério da Saúde e que tem apoio da Secretaria Estadual da Saúde e das prefeituras, movimentou cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país que, em busca de facilitar o acesso das pessoas que não conseguem ir às unidades em dias de semana, permaneceram abertos durante todo o sábado, 9. Em Passo Fundo, foram vacinadas, até o momento, 18.677 pessoas do público considerado de risco, 40,24% da meta que é imunizar 46.415 pessoas até o fim da campanha, no dia 22 de maio.

O Dia D, considerado, pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, satisfatório na cidade, mobilizou 320 profissionais que se dividiram nas 27 unidades básicas de saúde que atenderam a população. No Rio Grande do Sul, a estimativa é que 3,5 milhões de pessoas sejam vacinadas e, no Brasil, a pretensão é vacinar 80% de cerca de 49,7 milhões de brasileiros que compõe o público alvo da Campanha.

Proteção
A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do medicamento. Em 2015, a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde contém três cepas (tipos) de vírus em combinação: H1N1, H3N2 e B. De acordo com a Secretaria da Saúde, já foram recebidas e distribuídas aos municípios 70% das doses necessárias para a imunização do público-alvo. O medicamento preventivo é contra-indicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que as doses são produzidas em embriões de galinha. 

Quem ainda não está imunizado contra a gripe deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Além disso, a Prefeitura de Passo Fundo oferece o Programa Vacinação em Casa, voltado para a população idosa. Mais informações pelo telefone (54) 3316-1000.

Saiba quem faz parte do grupo de risco:
Crianças menores de cinco anos;
Idosos;
Gestantes;
Indígenas;
Mulheres que deram à luz há 45 dias;
População prisional;
Trabalhadores da área de saúde;
Doentes crônicos com prescrição médica;

 

Gostou? Compartilhe