OPINIÃO

Terceira via

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A fusão entre o PSB e o PPS deve se confirmar nas próximas semanas. O partido do ex. deputado federal Beto Albuquerque vai realizar no dia 20 de junho um congresso extraordinário nacional para deliberar e aprovar a fusão. Os dirigentes das duas siglas correm contra o relógio, pois o processo de fusão precisa estar concluído até julho. O novo partido deve iniciar com quase meia centena de deputados federais. A senadora Marta Suplicy, que deixou recentemente o PT deve reforçar a bancada na câmara alta, e seu colega Paulo Paim (PT) pode seguir na mesma direção.

II

O programa dos dois partidos tem muitos pontos em comum e seguem a linha da socialdemocracia europeia. A crise enfrentada pelo PT, desgastado pelo envolvimento em escândalo, poderá encerrar o ciclo de polarização com o PSDB. As eleições de 2016 será o prenuncio da programada para 2018. A perda da imagem ética construída desde a sua fundação do partido da estrelinha vermelha no ano de 1980, vai abrir espaço para um partido de esquerda. O vácuo deixado pelo partido da presidente Dilma será inevitavelmente ocupado por uma sigla e políticos livres de denúncias.

III

As duas agremiações estão devidamente constituídas no município de Getúlio Vargas. O PSB, que teve representante na Câmara de Vereadores em pelo menos duas legislaturas, é presidido pelo advogado Pedro Heitor Borghetti. Já o PPS, presidido pelo advogado Erlei Luís Tochetto, integrou a coligação vitoriosa na eleição de 2008 que elegeu o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), mas não elegeu vereador. É crível que se as lideranças e filiados das duas agremiações se alinharem o novo partido terá condições de se apresentar como terceira via na campanha do próximo ano.

Curtas

# Uma comitiva liderada pelo prefeito Paulo Polis (PT), de Erechim, esteve em Brasília cumprindo uma agenda junto ao Ministério da Educação (MEC).

# Integraram a comitiva o Reitor da URI, professor Luís Mário Spinelli, o diretor da URI Erechim, professor Paulo Sponchiado, além de representantes de outras três universidades comunitárias.

# De igual modo os deputados federais Elvino Bohn Gass (PT) e Pompeu de Mattos (PDT), e os estaduais Jeferson Fernandes (PT) e Tarcísio Zimmermann (PT).

# O grupo se reuniu com Luiz Cláudio Costa e Maria Wendel Abramo, secretário Nacional Executivo, e secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, respectivamente.

# Na pauta do encontro a autorização do MEC para a abertura do Curso de Medicina a ser instalado na cidade de Erechim ainda neste ano e que deverá oferecer 55 vagas para a primeira turma.

# O executivo sertanense encaminhou a Câmara de Vereadores um projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Procuradoria Geral do Município.

# O projeto entrou na pauta da sessão realizada no dia quatro de maio e foi baixado para a Comissão Geral de Pareceres (CGP).

# Outro projeto, que autoriza o executivo municipal a protestar as certidões de dívida ativa correspondentes aos créditos tributários e não tributários do município também será analisado pela CGP.

Dito & Feito:

A subseção da OAB de Getúlio Vargas inaugurou na manhã de sexta-feira (8) sua sede própria. O advogado Eliandro dos Santos, diretores da subseção local e advogados receberam autoridades e convidados para a solenidade ocorrida as 12 horas. Marcelo Bertoluci, presidente da OAB/RS e Cláudio Lamachia, ex. presidente da OAB/RS e atual vice-presidente da OAB/Nacional estiveram presentes na solonidade.

Gostou? Compartilhe