Pediatria do HSVP comemora o Dia da Criança

Ao longo do ano o Espaço realizada diversas atividades, mas com certeza, a semana do das crianças é especial e repleta de atividades para os pequenos.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O dia lá fora estava cinza, mas nos corredores da Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, na tarde desta quinta-feira, 08 de outubro, o que mais se viu foi cor . A Festa do Dia das Crianças promovida pelo Espaço Lúdico e de Atendimento às Crianças Hospitalizadas, projeto desenvolvido juntamente com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e o aniversário de 13 anos do projeto, alegraram a criançada e seus familiares, com direito a parabéns, velas e bolo. Ao longo do ano o Espaço realizada diversas atividades, mas com certeza, a semana do das crianças é especial e repleta de atividades para os pequenos.

A festa contou com a apresentação do Grupo de Violinos Suzuki da UPF e a RECREARTE, recreação e animação infantil. A professora coordenadora do projeto Silvia Scartazzini e as acadêmicas de Pedagogia e estagiárias do Espaço, Carla Brunetto e Carolina Backes, afirmam que a comemoração promove a integração das crianças e resgata a ludicidade e o espírito do brincar dos pequenos, além de mostrar para os pais a importância de mesmo doentes, eles se divertirem e viverem esse momento de ser criança. “Por mais que realizamos diariamente várias atividades, precisamos fazer algo diferente nas datas especiais, como as festas, porque eles gostam muito. E através das atividades queremos mostrar que eles devem ser crianças mesmo estando no hospital, que é possível aprender e brincar aqui também”, pontuam, reiterando ainda a importância do Espaço Lúdico, que há 13 anos traz a ludicidade para dentro do HSVP. “Provavelmente se as crianças não estivessem aqui, vivenciariam esses momentos na escola, então, precisamos que elas vivam isso aqui. Além do mais, nos também temos o lado pedagógico, onde durante a semana eles aprendem no Espaço, acompanhando o que é feito na escola. Outros fatores benéficos do Espaço são que as crianças que passam bastante tempo no hospital ou não vão para a escola, podem desfrutar dos aprendizados e do ser criança, e também conseguem amenizar a dor e sofrimento através da brincadeira e da alegria”.

André Dornelles Rencini , sete anos, de São Borja está a três meses no hospital e por consequência, longe da escola. A mãe, Andréia Dornelles conta que o pequeno adora frequentar o Espaço, e que as atividades e brincadeiras amenizam a angústia e a saudade de casa. “Eu gostei da festa e sempre vou no Espaço Lúdico”, relata o menino. Assim como André, Pamela Monique Macedo, seis anos, de Joaçaba, também adorou a festa. “Eu já trabalhei em hospital e ainda não tinha visto espaços assim para as crianças. Muito bonita essa dedicação do hospital com os pequenos e essa iniciativa de promover a festa para eles”, destaca a mãe Elenice Macedo”.

 

 

Gostou? Compartilhe