OPINIÃO

Fora da ordem

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A primeira quinzena de abril termina sem que o debate em torno das eleições municipais, programadas para 02 de outubro esteja na ordem do dia. Ofuscado pelos acontecimentos que envolvem os defensores e os contrários ao impeachment da presidente Dilma (PT), o assunto permanece nos bastidores e neles deverá se manter até as convenções.
I I
Dos seis prefeitos dos municípios da 70ª Zona Eleitoral Pedro Paulo Prezzotto (DEM) e Vilson Babicz (PT), de Getúlio Vargas e Floriano Peixoto respectivamente, cumprem o segundo mandato consecutivo. No primeiro é tido como certo que os partidos da coligação vitoriosa em 2012 se mantenham unidos e que a candidatura majoritária sairá das fileiras do PP.
I I I
No ex. distrito de Getúlio Vargas, que tem como patrono o vice-presidente que assumiu o governo do país quando da renúncia de Deodoro no alvorecer da República, o candidato da situação será do partido da estrelinha vermelha. Nos dois municípios o PMDB deverá apresentar candidatos ao executivo.
I V
Os prefeitos Erebango, Ipiranga do Sul e Estação cumprem o primeiro mandato e poderão buscar a reeleição. Como a maioria dos colegas prefeitos na mesma condição, Ênio Meregalli (PP), Mário Luís Ceron (PTB) e Geverson Zimmermann (PSDB), respectivamente, não manifestaram oficialmente o desejo de buscar um segundo mandato.
V
No município de Sertão a disputa para a eleição majoritária deverá ser novamente acirrada. O prefeito Marcelo D’Agostini, eleito pelo PP em 2012 rompeu com a sigla e está no PTB. O ex. prefeito Aldemir Sachet tem sido um dos nomes mais lembrados nas fileiras progressistas. Com representação na Câmara o PMDB e o PDT também têm nomes em condições de disputar o governo.
Curtas:
# As contas referentes ao exercício do ano de 2011 do prefeito Aldemir Sachet (PP) foram aprovadas na sessão de segunda-feira (11).
# A apreciação ocorreu na sessão presidida por João Paulo Petry Menezes (PDT), com o voto de todos os vereadores sertanenses.
# O município de Ipiranga do Sul foi indicado ao Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae com o Programa Máquina Certa Plantar e Colher.
# A distinção foi entregue em recente evento realizado no teatro do Sesc em Porto Alegre.
# Na fase estadual, 143 cidades foram inscritas restando 40 finalistas, dentre eles o município que vai completar 28 anos na próxima quarta-feira (20).
# O prefeito Mário Luiz Ceron (PTB) esteve na solenidade acompanhado por Dinamar Rogério Folle, titular da Secretaria Municipal de Finanças e agende local do Sebrae.
# Também integraram a comitiva Gian Carlos Costa e Gilberto Antônio Toazza, procurador geral do município e secretário da Agricultura, respectivamente.
# A vereadora Ivonete Delfino (PP) teve aprovado requerimento para que o executivo realize investimentos na Escola Municipal Pedro Herrerias.
# Dentre as melhorias a construção de um salão de atos, um laboratório de ciências, uma sala de arte e música e um almoxarifado.
# A diretora do educandário revelou a vereadora que existe um projeto desde 2011, aprovado no primeiro governo do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM).
Dito & Feito:
Diretores da ACCIAS devem prestigiar a cerimônia de posse da nova presidente da Federasul. Eleita na quarta-feira (13), a empresária Simone Leite recebeu 27 votos dos conselheiros, derrotando Paulo Afonso Pereira, que teve 19 votos. Atual vice-presidente da entidade, Simone Leite foi candidata ao senado pelo PP em 2014, e se notabilizou no exercício do cargo Secretaria de Desenvolvimento de Canos entre 2009 e 2011. Na oportunidade ela criou o Escritório Empreendedor e trabalhou pela redução carga tributária do município. Dentre as propostas da nova presidente uma maior participação do interior nas decisões da entidade.

Gostou? Compartilhe