OPINIÃO

Ponto de vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Na eleição do município de Getúlio Vargas ocorrida no ano de 1996 dois candidatos a prefeito disputaram o cargo ocupado então pelo prefeito Aldino Beledeli (PMDB). A frente formada pelo PT, PMDB, PDT, PTB e PSB, batizada de União Democrática Getuliense apresentou como candidato a prefeito Elton Scapini (PT) e Sandro Tonial (PMDB). A Aliança Progressista Getuliense, formada pelo PPB (hoje PP) e o PSDB elegeu com folga o ex. prefeito Darcy José Peruzzollo (PPB) e Paulo Edgar da Silva (PPB). Para poder oficializar a coligação com o PMDB foi necessária uma autorização da direção estadual do PT.
I I
Pela terceira vez o PT disputaria sem sucesso a eleição majoritária no município de Getúlio Vargas. Quatro anos depois ele chegaria ao Centro Administrativo instalado no antigo Juvenato Imaculada Conceição. Sem coligação o PT obteve em 2000 35,22% dos votos elegendo Dino Giaretta e Paulo Roberto dos Santos, prefeito e vice- prefeito. A coligação majoritária do PPB e PFL disputou com Paulo Edgar da Silva e Ronaldo Delfino, totalizando 33,74% dos votos, seguidos de Aldino Beledeli e Pedro Tomelero, da coligação PMDB, PTB, PDT e PSDB, com 25,94%.
I I I
Na eleição de 2004 o PT reelegeu Dino Giaretta. Nas últimas duas, em 2008 e 2012, a coligação formada pelo DEM, PP, PTB, PSDB e PPS garantiu as vitórias de Pedro Paulo Prezzotto. Depois de pouco mais de treze anos na presidência da república o PT está prestes a ver seu projeto de poder próximo do fim. Não menos melancólico foi o segundo governo petista do RS. Diante da maior crise das últimas décadas, que atinge praticamente todos os partidos, a política tem sido vista com desconfiança. Difícil prever o desenrolar da campanha que se aproxima e a reação do eleitorado.
Curas:
# Depois de muitos meses o Daer e as empresas que prestam serviço para o governp deram o ar de suas graças.
# Ao longo da semana passada inúmeros trechos de rodovias sob jurisdição da 13ª Superintendência, com sede em Erechim receberam reparos e melhorias.
# Dentre as contempladas a ERS-475, nas entradas das cidades de Charrua e de acesso ao trevo sul da RS-135, em Getúlio Vargas.
# De igual a VRS-828, entre a ERS-475, Erebango, e a ERS-211, Campinas do Sul, entrada para a BR-153, em Erechim.
# Na sessão da Câmara na noite de quinta-feira (05) o vereador Elgido Pasa (PP) solicitou ao executivo a demarcação das vagas de estacionamento na área central da cidade.
# Neste ano a Secretaria de Obras delimitou alguns pontos exclusivos para o estacionamento de motocicletas em alguns logradouros de Getúlio Vargas.
# Mesmo assim alguns motociclistas preferem ocupar as vagas destinadas aos automóveis.
# O jornalista Túlio Milman será o primeiro conferencista do XXIII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais da URI Erechim que será aberto na noite de segunda-feira (09).
# Promovido pelo Curso de Direito o evento tem como meta destacar as transformações da lei na sociedade face ao surgimento dos chamados novos direitos, como bioética, propriedade intelectual, entre outros.
# Também estão previstas as conferências do delegado Emerson Wendt, do advogado Jader Marques, e dos promotores Fabiano Dallazen e Karina Denicol.

Dito & Feito
O prefeito, Paulo Polis (PT), recebeu na terça-feira (5) a confirmação da ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União (TCU), de que Erechim e os demais municípios selecionados pelo MEC para receberem os novos cursos de Medicina no país não correm o risco de ter os seus respectivos processos de seleção cancelados.Segundo a ministra, o que está retardando o processo para o início das aulas é a licitação que definiu as instituições de ensino que serão responsáveis pelos cursos.O tema está sendo analisado pelo TCU e deverá ser apreciado pelo plenário do Tribunal ainda no 1º semestre de 2016.

Gostou? Compartilhe