OPINIÃO

Sem interlocutores

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Seis dos 32 prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) participaram da XIX Marcha a Brasília. O grupo, formado pelos prefeitos Ademar Basso (PDT – Severiano de Almeida), Luiz Angelo Poleto (PTB – Aratiba), Lirio Zarichta (PDT – Três Arroios e presidente da Amau), Ito Adolfo Müller (PT – Áurea), Juliano Zuanazzi (PT – Marcelino Ramos), e Pedro Lorenzi (PV – Paulo Bento), integraram a delegação gaúcha, a maior do evento, com mais de 300 participantes.

II

Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) o evento foi aberto na segunda-feira (09) e encerrou quinta-feira (12). O tema do evento, ocorrido num dos momentos mais delicados da história da República, quando por larga margem o Senado aprovou a admissibilidade de impeachment da presidente Dilma (PT), foi  “Desafios de final de mandato”. O fechamento das contas dos municípios neste quarto e último ano dos gestores eleitos em 2012 foi o centro dos debates.

III

A maioria dos 31 deputados federais que integram a bancada gaúcha receberam os prefeitos do RS em audiência na Câmara. O presidente da Amau, Lírio Zarichta (PDT), defendeu durante o encontro algumas demandas da região. O prefeito de Três Arroios falou acerca das dificuldades enfrentadas por 11 municípios do Alto Uruguai que não possuem acesso asfáltico. E ainda, as expectativas quanto à pavimentação do trecho da BR-153 (Transbrasiliana) entre Erechim e Passo Fundo.

IV

Na abertura Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, afirmou: “Estamos em Brasília sem ter com quem dialogar”. Ele classificou a conjuntura como lamentável e gravíssima para os municípios. Dados da entidade indicam que o Piso do Magistério e o salário mínimo cresceram mais de 10% neste ano, e que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), está em queda. Por sua vez o presidente da Famurs, Luís Carlos Folador (PT), disse que o aumento da carga tributária não é solução para a crise. O prefeito de Candiota apontou como saída uma melhor redistribuição do bolo tributário.

Curtas:

 # Charruas está entre os 32 municípios gaúchos que assinaram contratação de créditos do Badesul para edificação de Centros Administrativos.

# A assinatura dos contratos foi firmada recentemente durante encontro realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

# O município emancipado de Tapejara e que durante anos fez parte de Getúlio Vargas na condição de Distrito de Sete de Setembro deve captar R$ 700 mil do Badesul.

# Outros R$ 357 mil recursos próprios do município de Charrua, serão investidos para a construção da nova prefeitura que terá 647 metros quadrados.

# O prefeito Vanderlei Simionatto (PDT) compareceu a solenidade acompanhado do vice-prefeito Ricardo Montagner (PT), o chefe de gabinete Marcelo Fochi e o professor Locir Mezadri.

# O governo do município de Estação obteve a aprovação unanime dos vereadores do projeto que cria o Centro de Apoio a Aprendizagem (CAP).

# O poder legislativo estaçonense também aprovou a indicação do vereador Flori Esberci (PP) para que seja realizada sessão comemorativa ao Dia do Idoso.

# A Câmara de Vereadores de Erechim aprovou uma moção de repúdio contra a volta da CPMF durante sessão ocorrida na noite de segunda-feira (09).

# A iniciativa foi da vereadora Eni Maria Scandolara (PP) e refuta a PEC nº140/2015 que recria a cobrança do chamado imposto do cheque.

Dito & Feito:

A vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira (PMDB) e o deputado Estadual Gilberto Capoani (PMDB) intercedem junto ao Governo Estadual, através do secretário da Fazenda, Giovani Feltes para a liberação dos recursos à Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Os recursos devem ser liberados pelo tesouro estadual nos próximos dias.

são os mesmos 1% que controlam a riqueza, o poder e instrumentalizam a informação a seu bel-prazer. Os outros 99% ou são manipulados diretamente, como classe  média ‘coxinha’, ou assistem de longe, bestializados, a um espetáculo o qual, como sempre, vão ter que pagar sem participar do banquete”. Salve a República dos Canalhas e dos Tolos. O Pato de Tróia cumpriu sua missão!

 

Gostou? Compartilhe