OPINIÃO

A beira do caos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Com capacidade para 60 apenados o Presídio Estadual de Getúlio Vargas estava no amanhecer de quarta-feira (21) com 129 presos. O incêndio provocado que tirou a vida de quatro pessoas e intoxicou outras 17 naquele dia foi um ato isolado. Se tivesse ocorrido durante a madrugada os números seriam outros. A crise no sistema prisional gaúcho vem de longa data e não há perspectivas de mudanças. O fato teve repercussão nacional e chocou a opinião pública.
 
I I
 
Na recente estada em Erechim o vice-governador anunciou a abertura de seis mil novas vagas nos presídios. A condição para que parte dos problemas que afetam a segurança pública e os presídios seria a aprovação da Assembleia Legislativa do Projeto de Modernização da Estrutura do Estado. José Paulo Dornelles Cairoli (PSD) afirmou que nenhum prefeito gaúcho quer a construção no seu município e desafiou as autoridades locais a fazê-lo.

I I I
 
No início do atual governo o ICMS foi majorado com a anuência da Assembleia. O pretexto para a medida drástica foi à falta recursos para honrar os compromissos do Estado. Em que pese os reflexos nocivos à economia e o aumento de preço de inúmeros produtos e serviços à medida parece não ter sido suficiente. A folha dos servidores vem sendo parcelada e não há certeza do pagamento do décimo terceiro. Agora a Assembleia está aprovando pela maioria o pacote do governo. Serão elas suficientes ou haverá outros em 2017?
 
I V
 
 
Como ocorre em Getúlio Vargas o Presídio Estadual de Erechim tem uma estrutura deficiente e também foi construído há mais de sessenta anos. Ambos estão no centro da cidade e tem problemas estruturais sérios. A situação da casa de detenção local só não é mais precária devido à dedicação dos integrantes do Conselho da Comunidade, órgão da execução penal regulamentado em lei. Sob jurisdição das Comarcas de Getúlio Vargas e Tapejara o referido Conselho conta com o apoio dos governos municipais e entidades diversas como a ACCIAS.
 
Curtas:
 
# Concluídas as reformas da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas o histórico edifício esta recebendo a pintura externa.
# O trabalho vem sendo supervisionado pelo vereador Vilmar Antônio Soccol (PTB), presidente da casa legislativa.
# Deverá estar tudo pronto para a solenidade de posse próxima legislatura, do prefeito Maurício Soligo (PP) e do vice-prefeito Elgido Pasa (PP), programada para as 10 horas do dia 1º de janeiro na Sala de Sessões.
# A sessão de posse e eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ipiranga do Sul está programada para as 10 horas do dia 31 de dezembro.
# O evento será realizado no Esporte Clube Ipiranga quando também tomarão posse o prefeito Mário Luiz Ceron (PTB) e do vice-prefeito Marco Antônio Sana (PTB), reeleitos.
# No dia 1º de janeiro a Câmara de Vereadores de Sertão realiza sua sessão às 8h30min no Centro Cultural 5 de Novembro e dá a posse a Edson Luiz Rossatto (PMDB) e Carlos Antônio Bernieri (PSB), prefeito e vice-prefeito.
# Às 09h30min horas de domingo (01), no Salão Paroquial de Erebango, será realizada a posse dos vereadores, do prefeito Valmor Tomazini (PPS) e do vice-prefeito Evandro Kusz (PPS).
# Em Estação a sessão posse dos vereadores, do prefeito Humildes Camargo (PMDB) e da vice-prefeita terá início às 10 horas e será realizada no Salão Paroquial.
# Às 15 horas, no Ginásio Municipal de Esportes de Floriano Peixoto acontece à posse dos vereadores, do prefeito Orlei Giaretta (PMDB) e do vice-prefeito Odacir Malacarne (PDB).
# A vereadora eleita Deliane Assunção Ponzi participou do III Encontro de Formação Política do PMDB Mulher/RS ocorrido em Porto Alegre.
# Além da representante de Getúlio Vargas participaram do evento as vereadoras eleitas Estela Bombana Tonello e Maria Carmelita Schneider, de Ipiranga do Sul e Erebango.
 
Dito & Feito:
 
Os associados do Sindicato Rural de Getúlio Vargas participaram da assembleia geral no último dia 20. Eles reelegeram para presidente e vice-presidente Sidinei Beledeli e Luiz Carlos da Silva.

 

Gostou? Compartilhe