OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Vendas
Os supermercadista não registraram crescimento real neste ano, na comparação com o Natal de 2015, segundo balanço divulgado neste domingo (25) pela Agas. Em busca de enxugamento nos custos, os consumidores migraram para produtos de primeiro preço em todas as categorias, apostando em um Natal com itens mais baratos e de compartilhamento para comemorar a festividade: o tíquete mais baixo e a compra pontual de produtos mostra que mais gaúchos reuniram-se com familiares e amigos no Natal de 2016 do que no ano passado. Entre os produtos típicos, como aves natalinas, panetones e frutas secas, o crescimento foi zero. Ao todo, os supermercados do RS comercializaram 850 mil aves e 4 milhões de panetones no mês de dezembro. Para o Réveillon, são esperadas as vendas de 4,8 milhões de garrafas de espumantes – 97% delas fabricadas no Brasil.


Notas do Enem
O Ministério da Educação - MEC definiu a data de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2016. As consultas poderão ser feitas no dia 19 de janeiro de 2017. O Enem foi aplicado no início de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Um grupo de 277.624 estudantes, no entanto, teve o exame adiado. De acordo com o Inep, dos inscritos para a segunda aplicação, 273.521 não puderam participar do Enem regular por causa das ocupações em escolas, universidades e institutos federais, enquanto 4.103 candidatos foram afetados por contingências como a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Horário especial
Desde o dia 21 de dezembro as linhas de ônibus da Coleurb circulam com horários diferenciados, devido à Campanha de Verão. O novo horário segue até o dia 19 de fevereiro.

Concurso
Até 11 de janeiro estão abertas as inscrições para Concurso Público da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. A seleção conta com três editais para as cidades de Sapucaia do Sul, Pelotas e Viamão. São 374 vagas diretas e formação de cadastro reserva para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.224,61 a R$ 12.211,16. Oportunidades para Auxiliar em Serviços Gerais, Auxiliar de Segurança, Assistente Administrativo, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Médicos, entre outras funções. A data provável de aplicação das provas é 12 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 11/01/2017 no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

Tô Dentro
A lista dos selecionados para as quatro turmas do Programa Tô Dentro já estão disponibilizadas para consulta no site (www.pmpf.rs.gov.br). As vagas que não foram preenchidas por falta de documentação serão ocupadas a partir do mês de fevereiro de 2017 pelos alunos que aguardam na lista de espera. As aulas acontecerão de março a dezembro de 2017, no horário das 19h às 22h, de segunda a quinta-feira, na Universidade Popular. A na sede está localizada junto à Faculdade IDEAU, na Avenida Rui Barbosa – nº103 – Bairro Petrópolis. Mais informações pelos telefones (54) 3315-6997 ou (54) 3315-6957. Confira a lista: http://zip.net/bmty6H.

Guia de pagamento do CCIR
A Secretaria de Interior da Prefeitura de Passo Fundo, através do termo de cooperação técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), comunica aos proprietários de imóveis rurais que o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2015/2016 já está disponível. O documento pode ser emitido via internet pelo site www.incra.gov.br/portal. Basta selecionar o link Emissão do CCIR. Ainda, é possível procurar a Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) da Secretaria de Interior. Na guia consta a taxa de serviços cadastrais com vencimento para o dia 14 de janeiro. Após a data, haverá acréscimo no valor.


Renovação de licenças
A Fepam coloca à disposição dos empreendedores, a partir do dia 9 de janeiro de 2017, o sistema online de renovação de licenças de operação (LO) das indústrias. O novo sistema, que representa importante avanço, vai aprimorar o processo de renovação de licenças de operação das indústrias e estará disponível no site www.fepam.rs.gov.br. Os técnicos alertam que a partir do dia 9 de janeiro o protocolo da Fepam irá receber por mais dez dias, somente, os processos de renovação de licenças de operação em meio físico (papel). Todas as licenças ambientais concedidas pela Fepam serão publicadas, e será mantida a fiscalização e o controle do cumprimento das condições e restrições estabelecidas.

Gostou? Compartilhe