OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Comunicado aos leitores
Senhores leitores, repetindo a experiência do ano passado, o Jornal O Nacional não vai circular às segundas-feiras durante os meses de janeiro e fevereiro. Os assinantes terão compensadas as oito edições do jornal em seus planos. O jornal circulará nos demais dias da semana e retorna com a edição de segunda-feira no dia 6 de março.

Visita
O Jornal O Nacional recebeu a visita do novo gerente adjunto da Emater Regional de Passo Fundo. Dartanhã Luiz Vecchi. Ele assume o cargo ao lado do atual gerente regional Oriberto Adami. Vecchi atua na Emater desde o ano de 2010. Graduado em Gestão Ambiental, também tem especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável.

Emendas parlamentares
A saúde pública brasileira encerrou o ano de 2016 com valor recorde na destinação de emendas parlamentares. Ao todo, foram aprovadas 14.521 propostas, 66% a mais que em 2015, quando foram contabilizadas 6.255. O crescimento é considerável ainda em relação ao valor empenhado que também dobrou, passando de R$ 2,1 bilhões para 4,2 bilhões em 2016. O maior aproveitamento das emendas parlamentares se traduz na ampliação do acesso da população aos serviços públicos de saúde, como mais leitos, mais Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros.


Palestra
Dada a importância das organizações contábeis, a data de 12 janeiro, ano a ano, ganha força como momento de celebração e reflexão ao Dia do Empresário Contábil. O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (SESCON-RS), desde o ano passado, incorporou a data ao seu calendário de eventos. Em 2017, trará a Porto Alegre o empresário Rui Cadete, referência nacional em gestão de empresas de contabilidade. A palestra terá transmissão ao vivo para telões instalados em Passo Fundo, Lajeado, Santa Maria, Pelotas e Uruguaiana. O evento é gratuito. Mais informações sobre o evento alusivo ao Dia do Empresário Contábil pelo mail capacitacao@sesconrs.com.br.

IPTU
Os contribuintes que não realizaram o pagamento da cota única 1 e ainda querem garantir desconto no pagamento da guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017 podem aproveitar a cota única 2, com vencimento em 10 de fevereiro. Ela oferece o benefício de até 7% de desconto, sendo 4% pela antecipação e 2% para os imóveis que não apresentaram débitos com o município até o mês de outubro de 2016. Ainda, poderá ter um adicional de 1% para os estabelecimentos comerciais, industriais ou de prestação de serviços. Após as datas, o pagamento é parcelado em oito vezes, com o primeiro vencimento em 15 de março de 2017.

Diretoria da Acisa
A Acisa tem nova diretoria. O novo presidente Lamar Sakis, o Vice-Presidente Administrativo, Evandro Silva e demais vice-presidentes e conselheiros fiscais, assumiram no dia 02 de janeiro deste ano. Até esta data, a entidade foi comandada por Marco Mattos. Demais membros da diretoria que tomaram posse: Vice-presidente Financeiro: Sérgio Rossetto; Vice-presidente de Comunicação: Patrícia Machado; Vice-presidente de Relações Institucionais: José da Silva Almeida; Vice-presidente do Comércio: Marco Antônio Silva; Vice-presidente de Serviços: Marco Antônio Mattos; Vice-presidente da Indústria: Vinicius Roso; Vice-presidente de Agronegócio: Antonio Eduardo Loureiro da Silva; Vice-presidente de Transporte e Logística: Paula Bulla; Vice-presidente de Micro e Pequena Empresa: Luciana Tedesco; Conselho Fiscal: Titulares: Renato S. Miranda, Aido Fante, Dimas Froner; Suplentes: Sérgio Zaffari, Sergio Claudio Ricci e Celso A. Menegaz.


Etiqueta dos preços
Os lojistas devem utilizar nas etiquetas de preços os valores integrais dos produtos expostos em suas lojas e negociar diretamente com o consumidor os possíveis descontos conforme as modalidades de compra. Esta é a principal orientação a ser encaminhada aos comerciantes pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) após reunião com a diretora do Procon-RS, Flávia do Canto Pereira nesta quinta-feira (05), na sede da entidade. No encontro, o presidente da AGV, Vilson Noer fez um relato sobre as implicações da MP 764 do Governo Federal que autoriza a diferenciação de preços nos bens comercializados nas lojas e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado, e destacou a relevância histórica do seu conteúdo.

Núcleo de Apoio  
O primeiro encontro do Núcleo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico de 2017 resgatou o riso entre os pacientes e familiares. Uma sessão de Yoga do Riso, orientada pela líder de Yoga do Riso, Lucia Görgen foi realizada na tarde desta quinta-feira (05). Através de brincadeiras e dinâmicas, os sorrisos tímidos de pacientes e acompanhantes se transformaram em gargalhas no Serviço de Oncologia do HC.
Várias pesquisas observam a influência do riso na saúde física e mental, isso porque o cérebro ao captar o som da gargalhada – seja ela espontânea ou influenciada através de técnicas orientadas – libera várias substâncias, entre elas a endorfina, conhecida por sua ação analgésica e por estimular a sensação de bem-estar e conforto. A Yoga do Riso mistura gargalhadas e exercícios de respiração, alongamentos rápidos e jogos interativos. A atividade foi acompanhada pelo Serviço de Enfermagem do HC.

Gostou? Compartilhe