OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Corrida de rua

 

Termina na próxima segunda-feira (26), às 18h, o prazo para inscrição na segunda etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua. Os atletas interessados em participar da corrida, que acontece no dia 2 de julho, com largada às 9h, na Avenida Sete de Setebrmo. Os atletas devem preencher os dados do formulário diretamente no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br), nos Destaques da página de abertura. O percurso será igual ao da primeira etapa. O Circuito Municipal de Corrida de Rua deste ano será composto de quatro etapas que acontecerão ao longo de 2017.

 

Jantar Agas

 

A Associação Gaúcha de Supermercados volta a contemplar a cidade de Passo Fundo com um de seus principais eventos no final de junho. Dessa vez, chega à região o Jantando com a Agas, realizado periodicamente em cidades-polo do Interior para aproximar varejistas de diversos segmentos e fornecedores locais. Cada vez mais focado em oportunizar relações comerciais entre os participantes, o jantar ocorrerá dia 27 de junho, no Gran Palazzo Centro de Eventos (RST – 234, km 6, Distrito Industrial) no Centro, e será precedido do Circuito de Negócios Agas, um espaço de exposição de produtos para a pequena indústria regional.

 

Circuito Agas

 

Os dois eventos ocorrerão em sequência: a partir das 16 horas, no Salão Piemonte, o Circuito de Negócios vai proporcionar uma reunião de diferentes setores da cadeia varejista e industrial num encontro para a exposição de produtos e serviços sem a necessidade da montagem de estruturas de feira. Serão 23 empresas expositoras distribuídas em mesas, incluindo pequenas indústrias de cervejas artesanais e de alimentos orgânicos, convidadas a partir de parceria entre a Agas e o Sebrae/RS.

 

Ameplan

 

Na próxima segunda-feira (26), a APFM - Academia Passo-Fundense de Medicina - promove mais uma sessão em sua sede. A sessão tem o apoio da AMEPLAN- Associação Médica do Planalto e do CEPROM - Centro de Estudos dos Professores de Medicina da UPF. Na oportunidade haverá palestra do Professor Jaques Bacaltchuk com o tema “Reflexões sobre a medicina baseada em evidências na prática médica”. A palestra ocorrerá no Auditório da Academia.

 

Simpósio

 

O 1º Simpósio de Câncer Ginecológico reunirá, no dia 30 de junho, em Passo Fundo/RS, especialistas renomados do país para debater as novidades e controvérsias do câncer de ovário, câncer do colo uterino e câncer de endométrio. O câncer ginecológico foi responsável por mais de 13 mil mortes no Brasil e aproximadamente mil mortes no Rio Grande do Sul (RS), conforme dados do DataSUS 2015. Na região Norte do RS, cerca de 100 mulheres morreram em decorrência do câncer de colo do útero, de ovário e de endométrio, que serão os três tipos debatidos no evento. O Simpósio é promovido pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), com apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e do Grupo Brasileiro de Câncer Ginecológico (EVA), além de diversas instituições de saúde e de educação. O evento será realizado a partir das 15h, no auditório da Unimed.

 

Nova interrupção na Brasil 

 

A Prefeitura de Passo Fundo e a Corsan informam que, devido às obras de substituição de rede de distribuição de água da Corsan, o trecho da Avenida Brasil que fica entre as ruas Jacinto Vilanova e Saldanha Marinho ficará interrompido em meia pista no sentido Bairro Petrópolis/Centro. A interrupção começa nesta segunda-feira (26) e segue até sexta-feira (30).Nas proximidades haverá placas de sinalização indicando a opção de desvio das obras pelas ruas paralelas. No sentido Bairro Petrópolis/Centro, o desvio poderá ser feito pela rua Jacinto Vilanova, depois seguindo pela Uruguai até a Saldanha Marinho para novamente retornar ao acesso à Avenida Brasil.As obras somente serão realizadas com tempo bom. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 0800-646644, (54) 3315-5000. (54) 3313-9478, (54) 3313-9455 e (54) 3313-9000.

 

Arraiá Literário I

 

Pelo segundo ano consecutivo, as bandeirinhas e as músicas típicas – tradicionais dos festejos em homenagem aos santos juninos - convidaram os estudantes que circulavam pelo Colégio Notre Dame a, na manhã da quarta-feira (21), visitar a Biblioteca Geral. Na ocasião, o local que é conhecido por ser um espaço de silêncio, propício para a leitura e para o estudo, foi tomado por exclamações. Elas foram motivadas pela participação em brincadeiras típicas das festas. No “Arraiá Literário”, porém, os jogos foram contextualizados pelo universo dos livros. Na Pescaria, por exemplo, os educandos foram presenteados com marcadores de página personalizados - confeccionados em E.V.A. e papelão. Já, no Jogo das Argolas, os competidores deviriam acertar os alvos, que eram representados por garrafas PET nas quais foram fixadas fotografias de autores já conhecidos por eles, como Walcyr Carrasco e Ruth Rocha.

 

Arraiá Literário II

 

Além disso, ao longo da semana que antecedeu a programação, os estudantes foram estimulados a escrever cartas para seus colegas. As cerca de mil mensagens foram depositadas em uma caixa de correio personalizada e, posteriormente, entregues aos destinatários pela equipe de gestão e manutenção da Biblioteca. Para tornar o momento ainda mais divertido, os colaboradores visitaram as salas de aula onde entregariam as correspondências acompanhados por integrantes da Companhia de Teatro do Colégio - que representaram um esquete com temática caipira.Conforme a assistente de Biblioteca e uma das idealizadoras do evento, Caroline de Ávila, mais do que comemorar os festejos juninos, a atividade objetivou fazer da Biblioteca um ambiente atrativo para os educandos. “Além de ser um espaço de estudo, ela precisa ser um espaço do qual os estudantes gostem, seja por poderem expressar a sua criatividade ou por sentirem-se motivados a ler”, destaca.

Gostou? Compartilhe