OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

UBS

Avançam as obras em três novas Unidades Básicas de Saúde nos bairros de Passo Fundo, além da ampliação da Unidade da Vila Planaltina. No Loteamento Professor Schisler, que faz parte do grande bairro Integração, na São Luiz Gonzaga, onde será construída a maior unidade até o momento, e na Vila Donária, que atenderá mais de 10 mil pessoas dos quatro bairros da região. A comunidade da Donária receberá em breve as novas instalações da UBS, que será atendida por três equipes de Atenção Básica da Saúde. O investimento nesta UBS, localizada na Rua Palmares, ao lado da EMEI Fadinha, conta com recursos próprios da Prefeitura e repasse do governo federal. A obra já possui mais de 50% da sua estrutura concluída.

Cursos gratuitos

Na próxima semana, a partir do dia 3 de julho estarão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos através da Universidade Popular. Para se inscrever basta acessar o site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br), preencher os dados. Os interessados devem ficar atentos ao prazo, que se encerra no dia 14 de julho. Serão oferecidas vagas em 22 cursos das áreas de beleza, administrativa e artesanato. Todos as modalidades são totalmente gratuitas. “O objetivo dos cursos é facilitar a inserção no mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo e a geração de renda”, destaca a coordenadora da UP, Márcia Leida. 

Os cursos oferecidos:
- cabeleireiro (corte)
- cabeleireiro (química)
- designer de sobrancelha
- manicure
- pedicure
- estética facial
- depilação
- barbeiro
- maquiagem
- tricô
- crochê
- auxiliar administrativo
- inglês
- espanhol
- hotelaria
- patch work I
- patch work II
- pintura em tecido
- português para estrangeiro
- informática
- corte e costura I
- corte e costura II

Festa Junina I

O Arraiá do Clube Recreativo Juvenil entra no ritmo da quadrilha no próximo domingo (02), no salão social da entidade. O evento inédito terá início às 15h e será palco de muita animação e de uma programação repleta de atrações.   A festa contará com brincadeiras tradicionais das comemorações juninas, como quadrilha, pescaria e jogo de argolas. E falando em festa junina, o que não pode faltar são as comidas típicas. Quem vier ao Arraiá, com certeza terá muitas opções no cardápio. Rapadura, pipoca, algodão doce, crepe, pastéis fritos e bolos serão algumas das delícias oferecidas no evento.

Festa Junina II

Para a criançada, além das típicas brincadeiras, o Clube Juvenil, em parceria com o SESC, vai disponibilizar brinquedos infláveis no ginásio Play Center durante toda à tarde. A promoção é destinada aos sócios em dia com as mensalidades, que terão a entrada gratuita. Não sócios também podem participar adquirindo o ingresso na hora no valor de R$5,00.  O DJ Vinny Z comandará a animação da tarde com uma playlist especial.

Festa Junina III

O Grupo da Terceira Idade do Juvenil realiza sua tradicional festa junina na próxima sexta-feira (30), no salão Social da entidade. A partir das 14h, o xadrez toma conta do cenário, com belas mesas decoradas e enfeites para entrar no clima junino. Para participar, basta trazer um prato típico e se juntar a festança. O evento será regado com muito quentão e com um tempero especial: a animação.

Prêmio Literário I

O edital que trata da inscrição e premiação do concurso para a concessão do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo sofreu algumas modificações, conforme publicação oficial da Prefeitura de Passo Fundo do dia 24 de junho. Uma das modificações diz respeito à titulação dos inscritos, sendo que de “autor/tradutor”, o texto mudou para apenas “autor”.Outra modificação está no item 2.1, que trata das condições das publicações a serem aceitas. De acordo com o novo texto, poderão se inscrever autores com obras lançadas em um período de até dois anos anteriores à data do último dia de inscrição ao concurso, ou seja, até 1º de agosto de 2015. Serão aceitas obras de nascidos, residentes ou que tenham publicado obras no município de Passo Fundo.

Prêmio Literário II

A partir da retificação fica também determinado que a data de publicação da obra com mês e ano deverá ser comprovada na impressão ou, excepcionalmente à inscrição, deverá ser anexada a nota fiscal da gráfica, comprovando a data de impressão do livro e a informação de que se trata de 1ª edição. Ainda, que caso a 1ª edição estiver esgotada, o autor poderá confeccionar as cinco obras necessárias para a inscrição no prêmio. O limite de obras a serem inscritas também mudou. De acordo com o novo texto, o limite será de quatro obras por autor, sendo uma por categoria e não haverá limite de obras inscritas no geral.

Gostou? Compartilhe