OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Lixo

Na região Norte do Estado, 12 municípios trabalham juntos para controlar e dar o destino adequado à produção do lixo. Através do Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (Conigepu), os municípios de Trindade do Sul, Alpestre, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Rio dos índios, Três Palmeiras, Ronda Alta, Constantina, Engenho Velho, Sarandi, Entre Rios do Sul e Novo Xingu destinam os resíduos produzidos em seus municípios para a sede do Consórcio, em Trindade do Sul, onde é feita a triagem, compostagem e aterro sanitário. Uma população de mais de 86 mil habitantes é atendida através do Consórcio, que recebe diariamente 30 toneladas de resíduos, destes 25% recicláveis, 32% orgânico e 43% tornam-se rejeito.

Obras na Avenida Brasil 

A Prefeitura de Passo Fundo e a Corsan informam que, devido às obras de substituição de rede de distribuição de água da Corsan, o trecho da Avenida Brasil, que fica entre as ruas Benjamin Constant e Saldanha Marinho, segue interrompido em meia pista no sentido Centro/Bairro Petrópolis. A interrupção vai até o dia 14 de julho (sexta-feira). Nas proximidades do local existem placas de sinalização indicando a opção de desvio das obras pelas ruas paralelas. No sentido Centro/Bairro Petrópolis o desvio poderá ser feito pela rua Fagundes dos Reis, depois seguindo pela Independência até a Antônio Araújo para novamente acessar a Avenida Brasil. As obras somente serão realizadas com tempo bom. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 0800-646644, (54) 3315-5000. (54) 3313-9478, (54) 3313-9455 e (54) 3313-9000.

Loteamento Professor Schisler

A Prefeitura de Passo Fundo está concluindo neste final de semana mais algumas obras de pavimentação asfáltica na região oeste da cidade. São 12 quadras de ruas do Loteamento Schisler, Bairro Dona Julia e Loteamento Garden, que devem ser entregues com estrutura nova de asfalto. As ruas Butiá, José dos Santos e Jorge Buaes, no Loteamento Professor Schisler, receberam as obras completas de drenagem pluvial (canalização), cancha e base, e estão sendo finalizadas com a colocação do asfalto. As vias também receberam novas bocas de lobo, passeio público e devem ter nos próximos dias a pintura e fixação da sinalização. Já haviam sido finalizadas as ruas Barão do Cotegipe e parte da rua Feliz. A rua Nilo Zimmermann está na fase de canalização, com base (empedramento e pintura). A Prefeitura também deve concluir as obras de asfalto no Bairro Dona Julia, na rua Antonio Nazari. 

Feira de Artesanato

Com previsão tempo seco e sol, acontecerá no próximo domingo (9) mais uma Feira do Artesanato na Galeria Estação da Arte, na antiga estação férrea do município. O funcionamento será das 13h30 às 18h30. Promovida pela Associação Gaúcha de Artesãos, o evento tem o apoio da Setorial do Artesanato e da Confraria das Artes. O objetivo é apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos artesãos locais, agregar novos membros e comercializar produtos produzidos manualmente.

Visita I

O Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às crianças Hospitalizadas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo e o Projeto Classe Hospitalar Escola de Vida realizado pelo HSVP, Ministério Público e Prefeitura Municipal de Passo Fundo, receberam nesta quinta-feira, 06 de julho a visita de 45 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

Visita II

Na oportunidade, os acadêmicos questionaram e conheceram o trabalho pedagógico desenvolvido dentro do hospital. Carina Tramontina Correa e Silvia Ricci pedagogas do Espaço Lúdico e Escola de Vida falaram sobre os desafios, as atividades e responderam às perguntas dos acadêmicos. A professora da UFFS Carmem da Silveira, salientou que os alunos demonstraram muito interesse em conhecer o trabalho realizado fora do ambiente comum que é o espaço escolar. “Estudamos e discutimos em aula esse tema e todos gostaram muito. Queremos agradecer o hospital por ter dado a oportunidade de conhecermos o trabalho realizado aqui”.

FGTAS Inativo

Cerca de 2 mil agências da Caixa em todo o país abrirão neste sábado (8), das 9h às 15h, para atendimento exclusivo de trabalhadores com contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Na segunda-feira (10), as agências abrirão com duas horas de antecedência. Nas regiões em que o banco abre às 9h, o atendimento começa às 8h e fecha uma hora mais tarde”. Os funcionários vão solucionar dúvidas, acertar cadastros, emitir senha do Cartão Cidadão e fazer pagamentos. Com o início do pagamento das contas inativas de quem nasceu em dezembro, neste sábado, o programa entra em sua fase final, que termina no dia 31 deste mês. Mais de 2,5 milhões de trabalhadores têm direito ao saque. O valor total disponível ultrapassa R$ 3,5 bilhões e equivale a aproximadamente 8% do total disponível.

Gostou? Compartilhe