OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Hematologista I

A médica hematologista do Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, Dra. Denise Ramos de Almeida participou de 28 a 30 de junho, do Board Review: XI Curso de Revisão em Hematologia e Hemoterapia doHospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O curso foi ministrado por palestrantes internacionais do MD Anderson Câncer Center, e integra a agenda de eventos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Albert Einstein. O cronograma desenvolvido propôs uma revisão das Hemopatias Não Malignas, abordando assuntos como diagnósticos diferenciais em Anemias, Púrpura e Trombofilia. Segundo Dra. Denise, o destaque do Simpósio Satélite foi o Dr. Marcio Nucci, que discutiu tópicos em infecções fúngicas em pacientes hematológicos. Outros momentos importantes da programação foram a explanação do palestrante internacional, Dr. Tapan Kadia, sobre Leucemia Mielóide Aguda e da Dra. Belinda Simões, que abordou o novo protocolo brasileiro de Leucemias Linfociticas Agudas, o BRAAL.

Receita Federal

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Passo Fundo informa que está suspenso o atendimento ao público na  próxima sexta-feira (14/07) , pela manhã, no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) em Passo Fundo (RS). A suspensão deve-se ao fato de que, nessa manhã, os servidores que prestam atendimento ao público estarão realizando importante treinamento e reciclagem, com vistas a melhorar a prestação dos nossos serviços. O atendimento será normalizado no período da tarde (14/07). 

Inscrições 

Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Passo Fundo através da Universidade Popular (UP). Para se inscrever basta acessar o site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br), preencher os dados. Os interessados devem ficar atentos ao prazo, que se encerra no dia 14 de julho. Serão oferecidas vagas em 22 cursos das áreas de beleza, administrativa e artesanato. Todos as modalidades são totalmente gratuitas. “O objetivo dos cursos é facilitar a inserção no mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo e a geração de renda”, destaca a coordenadora da UP, Márcia Leida. 

Os cursos oferecidos

Confira quais os cursos profissionalizantes gratuitos que oferecem vagas:
- cabeleireiro (corte)
- cabeleireiro (química)
- designer de sobrancelha
- manicure
- pedicure
- estética facial
- depilação
- barbeiro
- maquiagem
- tricô
- crochê
- auxiliar administrativo
- inglês
- espanhol
- hotelaria
- patch work I
- patch work II
- pintura em tecido
- português para estrangeiro
- informática
- corte e costura I
- corte e costura II

Obras I

A Prefeitura de Passo Fundo está realizando a instalação e regularização de poços artesianos nos distritos de Bom Recreio, de Pulador e de Sede independência. O processo licitatório na modalidade tomada de preços teve a homologação de duas empresas para dar início aos serviços que buscam oferecer mais qualidade de vida para as pessoas que moram no interior do município. A obra possibilitará que 90% da população dos distritos tenha água potável, como explica o secretário de Interior, Antônio Bortolotti. “As comunidades já contam com poços artesianos, mas esses novos três poços são necessários para ampliar o alcance. Com a obra, a água potável estará disponível de 90% a 95% da população, com a possibilidade de fazer ligação com as residências. É um grande avanço”, disse ele.

Obras II

Para o prefeito Luciano Azevedo, o maior impacto será para a saúde e bem-estar das pessoas. “Levar essa obra para o interior melhora a qualidade de vida dos moradores e possibilita que eles tenham água potável. Mais um avanço que buscamos”, destacou. De acordo com os contrato já assinados, uma das empresas realizará a instalação e a regularização de dois poços artesianos, um em Bom Recreio e outro em Pulador, incluindo fornecimento de materiais e mão de obra. Já a segunda empresa trabalhará em Sede Independência com instalação de um poço artesiano, entrada de energia elétrica, reservatório e torre metálica, além do cercamento de proteção do reservatório, entre outros serviços, também incluindo o fornecimento de materiais e mão de obra. O investimento total será de mais de R$ 50 mil, com recursos da Prefeitura. As empresas tem até 60 dias consecutivos após a assinatura da ordem de serviço para concluir as obras. 

Precatórios

Mais de oito mil gaúchos podem ter direito a receber quantias que totalizam R$ 87,4 milhões e não sabem. Com a publicação de uma lei federal na última quinta-feira (6/7), esse dinheiro poderá ser recolhido pela União e transferido para a Conta Única do Tesouro Nacional. Por isso, a Justiça Federal do RS (JFRS) está convocando todos aqueles que ingressaram com ações há mais de dois anos a verificarem se não tem valores a receber. O montante diz respeito a Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e Precatórios expedidos pela JFRS e depositados em conta judicial há mais de dois anos. São ações das mais variadas, incluindo previdenciárias, tributárias e cíveis. O interessado pode ingressar no portal da instituição –www.jfrs.jus.br – e consultar o número do processo e a vara federal em que tramitou informando o próprio CPF.

Gostou? Compartilhe