OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Curso Técnico em Enfermagem

O 29 de setembro será de festa para os alunos do Técnico em Enfermagem do Senac Passo Fundo. A solenidade acontece às 19h30, no auditório da Unidade, localizada na rua Sete de Setembro, 1045. Serão cinco formandos que irão receber o certificado de conclusão do curso. A qualificação habilita o profissional para auxiliar em ações educativas para a saúde comunitária e a segurança no trabalho, ações de biossegurança e de organização do processo do trabalho de enfermagem, ações em saúde coletiva e mental, bem como para aplicação de técnicas de enfermagem e prestação de primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito. Mais informações sobre a solenidade e sobre os cursos oferecidos pelo Senac Passo Fundo podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4599 ou através do site www.senacrs.com.br/passofundo.

Promoção

O Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo é um dos maiores do interior do estado, composto por três sedes – uma social e duas campestres – atende mais de 14 mil associados. A partir da próxima semana, o Juvenil abre as portas para a comunidade com a promoção #SextouNoJuvenil. A novidade consiste em proporcionar que sócios da entidade tragam amigos não associados para praticar algumas das atividades oferecidas pelo Clube, todas as sextas-feiras. Para participar, o associado precisa atender alguns critérios estabelecidos. Cada associado em dia com as mensalidades terá direito a quatro convites que permitem a participação de não-sócios em atividades como Musculação, Hidroginástica, Zumba e Treinamento Funcional. Os convites, válidos somente nas sextas-feiras, poderão ser retirados junto a Secretaria do Juvenil.

Além disso, não-sócios poderão participar somente uma vez de cada atividade oferecida.

Festival Marista de Robótica  

Estão abertas até o dia 26/7 as inscrições gratuitas para o Festival Marista de Robótica, que será realizado nos dias 21 e 22/9, em Porto Alegre. O evento, promovido pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista em parceria com a PUCRS, ocorrerá durante o Open Campus, no prédio 41 da universidade. São esperados cerca de mil estudantes e educadores de escolas públicas e privadas para participar do 9º Desafio de Robôs, 3º Desafio de Drones, prêmio Cidade Laboratório e do novo projeto Incumbando Ideias. Interessados podem obter mais informações sobre as inscrições no site www.festivalmaristaderobotica.com.br. O Colégio Marista Conceição já confirmou participação no evento com equipes do 6º e 8º ano, ampliando a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, capacidade de planejamento e organização.

Bairro Valinhos I

A Prefeitura de Passo Fundo está finalizando nessa semana mais uma obra de canalização e pavimentação asfáltica no bairro Valinhos. A obra aguardada há muitos anos pelos moradores, que sofriam nos dias de chuva com alagamentos em suas casas e ruas esburacadas com muito barro, será finalizada nessa sexta-feira (21). Conforme o secretário de Obras, João Antônio Bordin, foram feitas as melhorias de drenagem pluvial (canalização) para sanar os problemas de alagamento nas casas e a colocação da pavimentação asfáltica. “As pessoas sofriam muito nos dias de chuva, com o trabalho feito aqui, terá um escoamento adequado da água da chuva, que tem prejudicava os moradores e o asfalto melhorará o acesso na rua”, disse ele.
Bairro Valinhos II

A obra que está sendo concluída é na Travessa Gravataí, em cerca de 200 metros quadrados de extensão, e deve atender aproximadamente 30 famílias que estiveram reunidas com prefeito Luciano Azevedo, que anuncio a obra neste mês. “O prefeito teve aqui em um sábado de muita chuva e prometeu que faria a obra. Ele cumpriu a palavra e hoje estamos com asfalto e toda uma rede de canalização feita para não deixar nossas casas em baixo d'água”, agradeceu Alex Lopes, que junto com a família, mora há mais de 30 anos no local. Nos próximos dias, a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais também deve realizar melhorias de limpeza e iluminação. 

Investimentos I

Levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que 66% dos micro e pequenos empresários não têm intenção de fazer investimentos em seus empreendimentos nos próximos três meses. Ainda de acordo com o levantamento divulgado ontem, 80% não planejam tomar crédito nos próximos 90 dias. Seguindo uma escala que vai de zero a 100, o Indicador de Propensão a Investir registrou apenas 26,6 pontos no último mês de junho.

Investimentos II

O resultado ficou abaixo do registrado em maio, quando foram registrados 27,2 pontos. Em junho de 2016 esse índice estava em 21,4 pontos. Segundo o estudo, 37% dos empresários não veem necessidade em fazer investimentos para a melhoria de seus negócios. “A desconfiança diante da crise é mencionada por 31% dos que não planejam investir”, informou o levantamento. Além disso, outros 12% ainda aguardam o retorno de investimentos já feitos; e 10% sentem falta de crédito para poder concretizar melhorias nos negócios.

Gostou? Compartilhe