OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Perfil das Cidades Gaúchas

A edição deste ano do Perfil das Cidades Gaúchas, lançada pelo SEBRAE/RS, revela que Passo Fundo está bem classificado em indicadores de desenvolvimento socioeconômico e também em potencial de consumo. O estudo, que analisou 62 indicadores dos 497 municípios do Estado, mostra o município entre os primeiros colocados em alguns dos mais importantes rankings. No Indicador de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE/2014), Passo Fundo ocupa a sexta colocação entre as localidades com mais de 100 mil habitantes do Estado. No ranking de Potencial de Consumo, o município também está colocado entre os 10 primeiros do Estado.

Simpósio de Cancerologia

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), através do Instituto do Câncer Hospital São Vicente e a Lekan Eventos, promove o V Simpósio de Cancerologia. O evento acontece no Auditório Biomédico da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, Campus II. A novidade desta edição é que o Simpósio está divido em três módulos, que acontecem nos dias 24 e 25 de agosto, 9 e 10 de novembro e 16 e 17 de novembro. Os módulos contemplam as áreas de câncer de pulmão, gastrointestinal, Ginecologia, Melanoma, Urologia e Mama. As inscrições estão disponíveis no site simposiodecancerologia.com.br. Mais informações no telefone (54) 3045-1828.

Segurança

O Vereador Ronaldo Rosa (SD) protocolou no início desta semana uma série de indicações que visam mais segurança aos pedestres, no trânsito do bairro São Cristóvão. Foram protocoladas três Indicações que sugerem a instalação de semáforos para pedestres na Avenida Presidente Vargas, em três locais com intenso fluxo, que são nas esquinas com as ruas Albino Lazzaretti, Leopoldo Vila Nova e Aspirante Jenner. As proposições tem o intuito de oferecer sinalização adequada para pedestres, o que diminuiria os constantes transtornos e garantiria mais segurança e organização no trânsito.

Dia do Motorista

A última terça-feira (25) foi dedicada a celebrar o Dia do Motorista. Para tanto, a BSBIOS promoveu atividades voltadas aos cuidados com a saúde, bem-estar e trânsito, na unidade industrial de Passo Fundo e de Marialva. O evento tinha como objetivo promover a prevenção da saúde, valorizar e agradecer o trabalho exercido pelos motoristas. “Os motoristas enfrentam grandes perigos no dia a dia nas estradas, por isso é fundamental que possamos proporcionar momentos que eles possam também se dedicar a saúde e ao bem estar,” afirmou o coordenador de Logística da BSBIOS, Carlos Grandeaux. Fora da época da safra, diariamente, são em média 250 caminhoneiros que passam pela empresa em Passo Fundo e mais 60 na unidade de Marialva.

Comai I

Ajustar ações e saber do andamento dos grupos de terceira idade dos bairros é uma das ações promovidas pela Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (Comai) da Prefeitura de Passo Fundo. Para isso, são promovidas reuniões mensais com os presidentes de grupos, onde são apresentadas todas as demandas dos 50 grupos mantidos e organizados pela Comai. Nessas reuniões, segundo a coordenação, os presidentes apresentam suas demandas, falam das eventuais dificuldades e problemas em alguma ou outra situação e discutem as possibilidades de suprir essas necessidades.

Comai II

É também o momento em que a Comai divulga e apresenta as atividades que estão sendo programadas, como a Missa da Terceira Idade, que vai acontecer na Catedral Metropolitana, no dia 4 de agosto, às 14h, dentro das comemorações do aniversário de 160 anos de Passo Fundo. Mas a última reunião, realizada na segunda-feira (24) foi um pouco diferente. Além das atividades de praxe, o encontro serviu como um momento de confraternização e comemoração dos aniversários do primeiro semestre de 2017.

Semana do Município

Para comemorar o aniversário de 160 anos de Passo Fundo, uma série de atividades está programada para todo o mês de agosto, incluindo eventos culturais, esportivos, tradicionalistas e educativos – serão mais de 40 eventos. Algumas das atividades comemorativas mais importantes acontecem no período de 1º a 7 de agosto, quando será realizada a Semana do Município. Para tanto, uma abertura oficial, com a participação de autoridades, deverá marcar o início das comemorações. Este evento acontece no dia 1º de agosto, às 9h, na Arena Instituto Histórico, que fica no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. O momento será especial com a apresentação da música Gaúcho de Passo Fundo interpretada por 160 músicos. A programação completa pode ser conferida no aplicativo Viva Passo Fundo e também no site da Prefeitura.

Gostou? Compartilhe