OPINIÃO

Fatos 28.07.2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

A união faz a força

Os municípios gaúchos contam centavos para fechar o orçamento do mês e, especialmente, pagar os salários dos servidores em dia. Mas, toda a crise é educativa. Assim como os brasileiros estão aprendendo a organizar melhor suas finanças, os prefeitos apertam aqui, ajustam ali e estão fazendo o que podem com pouco. Nesta linha de encontrar alternativas, a Famurs estará propondo aos prefeitos a criação de um consórcio estadual para acessar bens e serviços, utilizando a estrutura física da própria entidade. A Famurs usa o modelo dos consórcios regionais e também se espelha em exemplos de Santa Catarina. Compras conjuntas costumam resultar em bons descontos. Qual prefeitura, por exemplo, não precisa comprar pneus? A proposta de estatuto será apresentada no dia 30 de agosto, durante assembleia geral, que será realizada na Expointer.

13º salário

Prefeito de Soledade, Paulo Catâneo, PMDB, conseguiu pagar a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais. Soledade é um dos poucos municípios que consegue, também, pagar o piso nacional aos professores.

Resultado

A alteração proposta pelo Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores na lei municipal que concedeu incentivos à Bsbios, foi uma das responsáveis pela ampliação da capacidade de produção anunciada ontem pela empresa. A proposta, encaminhada no começo do ano, causou estremecimento na base do prefeito Luciano Azevedo. Quatro dos vereadores que votaram contra são da base: Roberto Gabriel Toson (PSD) e Mateus Wesp (PSDB); e dois da oposição: Luiz Miguel Scheis (PDT) e Claudio Soldá Rufa (PP). O que mudou foi a redação da concessão pública a Bsbios, permitindo que o terreno onde ela está instalada fosse usado como garantia em financiamentos de instituições financeiras. Muito provavelmente se a mudança na lei não tivesse sido aprovada, não estaríamos comemorando ampliação de produção.

Banco de livros

A Rodoviária de Passo Fundo passará a contar com o Banco de Livros. O anúncio oficial será feito na quarta-feira, dia 2, a partir das 10h, em um ato especialmente organizado para isso. Outras novidades também serão informadas, segundo o administrador Jabs Paim Bandeira. 

Gostou? Compartilhe