OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Tradicionalismo I

A cultura tradicionalista gaúcha será tema de diversas provas no domingo (30) no Salão Social do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo. O concurso interno de prendas e peões do Departamento Tradicionalista movimenta mais de 20 candidatos em seis categorias: Mirim e Piá; Juvenil e Guri; Prenda e Peão. As atividades iniciam a partir das 7 horas da manhã, com o café campeiro que abre o concurso. No turno da manhã, os candidatos participam de provas orais e escritas, que consistem em avaliar os conhecimentos gerais sobre tradicionalismo, geografia do Rio Grande do Sul, tradição e folclore gaúcho. Além disso, as candidatas realizam a Mostra das Prendas, com temas pré definidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. Já os candidatos participam da prova Campeira, em que precisam apresentar o conhecimento teórico e prático sobre a cultura do estado.

Tradicionalismo II

As provas Artísticas ocorrem pela parte da tarde e têm por objetivo avaliar as expressões e desenvoltura dos candidatos, através da poesia, música e da dança. Quatro jurados da 7ª Região Tradicionalista compõem a comissão julgadora que irá avaliar os candidatos de acordo com as categorias e quesitos observados. Após a fase interna, os vencedores concorrem na fase regional em que participam 42 municípios, que representam a 7ª RT na etapa estadual no ano que vem. O resultado oficial dos vencedores do Concurso Interno de Peões e Prendas será divulgado em um jantar na noite de domingo (30).

Fies

Hoje é o último dia para estudantes se inscreverem para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2017. Elas podem ser feitas no site - http://fiesselecao.mec.gov.br/. No total, 75 mil novas vagas estão disponíveis aos estudantes que buscam financiamento em instituições privadas de educação superior. Podem se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.

Saque FGTS

Foi prorrogada a data limite para saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos casos em que o beneficiário comprovar a impossibilidade de comparecimento nas agências da Caixa Econômica. O prazo para saque termina na próxima segunda-feira (31). Mas, para quem não puder fazer o saque, terá até 31 de dezembro de 2018 para fazê-lo. O decreto, entretanto, não detalha quais casos serão considerados impedimentos e quais serão os critérios de comprovação.

Saque FGTS II

Segundo a Caixa Econômica Federal, o montante pago até o dia 19 de julho equivalia a 98,33% do total inicialmente disponível para saque (R$ 43,6 bilhões). O número de trabalhadores que sacaram os recursos das contas do FGTS representa 83,73% das 30,2 milhões de pessoas inicialmente beneficiadas pela medida. Nesta etapa do calendário de pagamentos, o saque está liberado para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício, não importa a data de nascimento. Pode fazer o saque quem teve contrato de trabalho encerrado sem justa causa até 31 de dezembro de 2015. Os trabalhadores podem consultar o saldo a receber na página da Caixa. Outra opção é o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 2017.

Projeto literário

O livro “No Coração da Floresta”, da escritora passo-fundense Luciana Lhullier, é tema de um projeto de incentivo à leitura que está sendo realizado no IESTA – Instituto São Tomás de Aquino, de Marau. Mais de 600 alunos da escola estão envolvidos com as atividades. Os estudantes já tiveram contato com a obra, através de um trabalho executado desde o início do ano, de forma interdisciplinar. As ações vão desde releituras feitas em aulas de artes, até interpretações dos contos de fadas e a leitura do livro de Luciana.  “No Coração da Floresta” traz uma coleção de poemas, ensaios e imagens que remetem a histórias conhecidas da cultura ocidental. O encerramento do Projeto Literário do IESTA acontecerá no dia 27 de outubro, na Casa de Cultura de Marau, com um bate-papo com a autora.

Velocross

A programação de comemoração ao 62º aniversário do município de Tapejara contará com realização das etapas gaúcha e nacional de velocross. No sábado, 5 de agosto, acontece a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross e a 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross no Parque Municipal de Rodeios Ângelo Eugênio Dametto. No domingo (6) as atividades do brasileiro e estadual seguem no Parque Municipal. A entrada é gratuita e a promoção é do Grupo Tapejara Moto Clube. A realização é da Federação Gaúcha de Motociclismo; Supervisão CBM e apoio da Prefeitura Municipal de Tapejara.

MPT em novo endereço

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Passo Fundo passará a funcionar em novo endereço a partir de 1º/9. O novo prédio, na R. Antônio Araújo, 1115, Centro, atende os requisitos de acessibilidade, tem 1431,3 m², e conta com três salas de audiência, um auditório e quatro gabinetes. O novo endereço é próximo à Justiça Federal, Ministério do Trabalho e demais órgãos do polo jurídico da cidade. Por conta da mudança e organização do novo prédio, o atendimento ao público e prazos administrativos serão suspensos entre 31/7 e 31/8. Os casos de urgência serão atendidos em regime de plantão. As atividades regulares serão retomadas no dia 1º/9, das 11h e 17h.

Itaimbé Nissan

A Itaimbé Nissan Passo Fundo inaugurou novas instalações no município. A concessionária tem carros novos, semi-novos, assistência técnica e pelas. O novo espaço fica localizado às margens da ERS 153, saída para Ernestina, próximo ao trevo da Caravela. Durante o evento, também foi apresentado aos convidados o Nissan Kicks 2018, inovação japonesa inspirada na intensidade das cidades brasileiras e, agora, produzido no Brasil. O carro esporte e utilitário vem com muito espaço, conforto, desempenho, tecnologia e inovação.

Gostou? Compartilhe