OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Regularização I

Mais de 48 mil contribuintes já optaram pelo Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) no âmbito da Receita Federal. Até 31 de agosto, de 2017, pessoas físicas ou jurídicas terão a última oportunidade para  regularizar suas dívidas para com a Fazenda Nacional, vencidas até 30 de abril de 2017, nas condições especiais previstas no PERT. Além de visar à redução dos processos em litígios tributários, o PERT objetiva proporcionar às empresas e aos cidadãos condições especiais para a negociação de suas dívidas. Segundo as regras do programa, os contribuintes poderão liquidar dívidas perante a Secretaria da Receita Federal (RFB) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) vencidas até o dia 30 de abril de 2017. 

Regularização II

A adesão ao PERT poderá ser feita mediante requerimento a ser efetuado até o dia 31 de agosto de 2017 no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal na Internet (e-CAC), e abrangerá os débitos indicados pelo sujeito passivo, na condição de contribuinte ou responsável, mesmo que se encontrem em discussão administrativa ou judicial, desde que o contribuinte previamente desista do contencioso. Da mesma forma, o contribuinte poderá incluir neste programa as dívidas que já tenham sido incluídas em outros parcelamentos. 

Calor favorece ida ao Clube

O sobe e desce das temperaturas é uma das características do sul do país. Os gaúchos vivem dias de verão em pleno inverno, com os termômetros chegando próximo dos 30ºC neste fim de semana. O clima favorável estimula a procura por atividades ao ar livre, como a Sede Campestre do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo. Em dias assim, o local que é a marca do verão juvenilista registra grande fluxo de associados mesmo durante o inverno. A Sede Campestre é maior complexo de lazer ao ar livre da entidade, localizado na Roselândia. No local, durante o inverno, ficam disponíveis aos associados diversos espaços, como churrasqueiras, quadras de esportes e campos de futebol. Além disso, os salões de festa permanecem disponíveis para a locação junto à secretaria do Juvenil. Para ingressar no local, basta apresentar a carteira social na portaria. As piscinas permanecem fechadas, pois só funcionam durante a temporada de verão que inicia em novembro.

Encontros I

Desde maio, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) tem promovido encontros com Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, com expressivo número de prefeitos, com o objetivo de responder a dúvidas que os gestores trazem sobre temas da gestão pública. Já participaram das reuniões as Associações dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), da Região Celeiro do Rio Grande (Amuceleiro), da Fronteira Oeste (Amfro), das Missões (AMM), e do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi).

Encontros II

A atividade pioneira, que conta com a participação de técnicos de diversas áreas do Tribunal, tem aproximado os gestores do TCE-RS, permitindo a solução de dúvidas recorrentes sobre temas como acompanhamento processual, gestão de pessoas, terceirização de serviços e transferência de recursos. Até o final do ano, todas as 27 associações municipais do Estado deverão participar das reuniões. O próximo encontro será na terça-feira (1º), com a Associação dos Municípios da Costa Doce (Acostadoce).

Informática Básica

A Área de Informática da UPF está ofertando três novas turmas da disciplina de Informática Básica, num total de 144 vagas. No segundo semestre de 2017, haviam aberto cinco turmas para a disciplina, mas devido à grande procura o número de vagas foi ampliado. As aulas iniciaram na quinta-feira, dia 27 de julho mas ainda estão com inscrições abertas. Uma turma terá aula todas as quintas-feiras à tarde, nos dois primeiros períodos, das 14h às 15h40, durante o semestre todo. Outra turma inicia neste sábado, 29, 8h às 11h20, encerrando no dia 23 de setembro. Ainda há uma última turma para quem deseja cursar a disciplina, que será realizada na manhã de sábado, no período de 30 de setembro à 25 de novembro. A matrícula pode ser feita pela intranet, no Sistema de Rematrículas. Mais informações ain@upf.br.

Dietas enterais I

O setor de Radioterapia do Instituto do Câncer Hospital São Vicente recebeu na última semana, a visita das voluntárias Neiva Moura, representando a Pastoral da Saúde e Benigna Rauber representando a Cáritas, da Paróquia São Vicente de Paulo. Elas trouxeram toucas de lã, confeccionadas por voluntários de Santa Maria para a doação, e na oportunidade pediram para a enfermeira do setor, o que mais os pacientes estavam precisando. Então, a equipe falou sobre a necessidade das dietas enterais para uso domiciliar. Sensibilizadas Neiva e Benigna entregaram 20 litros de dietas enterais para serem entregues aos pacientes.

Dietas enterais II

Conforme a equipe da Radioterapia, muitos pacientes com câncer precisam utilizar sonda para nutrição no domicílio durante o tratamento, principalmente aqueles que tratam a região de cabeça e pescoço, onde ocorre uma diminuição grave na alimentação no período, devido aos sintomas colaterais do tratamento como dor para engolir (odinofagia), dificuldades para engolir (disfagia), feridas na boca (mucosite), anorexia (perda do apetite) e consequente perda de peso. Por isso, a doação das voluntárias vão beneficiar muitos pacientes. Além disso, Neiva e Benigna pretendem fazer essa doação mensalmente.

Gostou? Compartilhe