OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Concursos culturais 

No aniversário de 160 anos do município uma programação diversificada está sendo organizada para marcar a data. Entre as atividades, estão os concursos culturais que contemplam as áreas de fotografia, literatura e artes visuais: Concurso Fotográfico Click 160, Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo e Processo Seletivo de Exposições de Artes Visuais nos Espaços Públicos. Os interessados em participar tem esta terça-feira, dia 1º de agosto, para realizar a inscrição. Para ler os editais completos de cada concurso basta entrar na página inicial do site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br) e acessar a seção Destaques. Além do edital, também estão disponíveis os documentos anexos solicitados para realizar e inscrição.

Click 160

O concurso tem o objetivo de escolher 20 fotografias que serão transformadas em cartões-postais oficiais da cidade. Com o tema “Passo Fundo – 160 Anos”, as fotos poderão ser variadas, abrangendo todos os bens culturais de natureza material e imaterial do município. Além dos cartões-postais, também será organizada uma exposição comemorativa.

Prêmio Literário

Poesia, conto, romance e crônica são as quatro categorias que autores/tradutores passo-fundenses, que moram na cidade ou tenham publicado obras no município poderão se inscrever. O concurso vem para valorizar a produção literária local, que tem muita representatividade, seja pelas Jornadas Literárias, pela Feira do Livro ou por projetos como Livro do Mês, que constantemente formam novos leitores e escritores.

Exposições de Artes Visuais

Serão selecionadas oito propostas de exposições de artes visuais, individuais ou coletivas, de artistas e curadores naturais ou residentes do município que estejam interessados em participar do calendário de exposições proposto pelo processo. 

Infection Road Show  

Com a participação do palestrante internacional Dr. Gregori Schultz, o Hospital da Cidade sedia a série de conferências Infection Road Show Latino America 2017. O evento será transmitido no dia 02 de agosto, a partir das 8h no Auditório Francisco Antonino Xavier de Oliveira.  Dr. Gregori Shultz é Diretor do Instituto de Pesquisa de Feridas da Universidade da Florida, sua pesquisa centra-se na regulação molecular e celular da cicatrização de feridas e abrange o espectro do reparo da ferida da cicatrização normal às condições patológicas de cura excessiva (fibrose) e cicatrização falhada (feridas crônicas).

Livro do Mês

O mês de agosto marca a retomada dos encontros literários do Projeto Livro do Mês após o recesso de férias. Para abrir os seminários de leitura o escritor e tradutor Antonio Carlos Vilela vem a Passo Fundo para falar sobre a obra “O que eu faço da vida?”. As atividades gratuitas, que acontecem nos dias 28, 29 e 30 de agosto, são voltadas para o público acadêmico e para alunos de escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular, além da comunidade em geral. Lançada pela editora Melhoramentos, a obra de Vilela traz a história de Fernando, que não sabe o que fazer após a conclusão do ensino médio. A difícil escolha é entre apostar no vôlei ou optar por uma profissão mais tradicional. O livro apresenta temas principais – adolescência, comportamento, amizade e autoestima; e transversais – como ética, trabalho e consumo.

Programação

Para o público acadêmico e comunidade em geral de Passo Fundo
Dia 28 de agosto (segunda-feira)
Hora 19h30min
Local CET/UPF

Para alunos e professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral
Dia 29 de agosto (terça-feira)
Hora 9h
Local Teatro do Sesc Passo Fundo

Para alunos e professores da rede estadual e particular de ensino e comunidade em geral
Dia 30 de agosto (quarta-feira)
Hora 9h
Local Teatro do Sesc Passo Fundo

FGTS

O prazo para sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retido em contas inativas terminou ontem (31) para todos os trabalhadores. A partir de hoje (1º), os beneficiados terão de comprovar, nas agências da Caixa Econômica Federal (Caixa), doença impeditiva à locomoção ou reclusão em regime fechado. Os primeiros precisarão apresentar atestado médico, e os reclusos, certidão em nome do titular da conta obtida junto às varas de Execução Penal ou Criminal, juízo responsável pelo decreto de prisão ou autoridade da unidade prisional.

Gostou? Compartilhe