OPINIÃO

Fatos 23 e 24.09.2017

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Aproximação

O caminho para uma aliança entre PDT e o PSB é factível. Para Passo Fundo o cenário seria o seguinte: Jairo Jorge como candidato a governador, Beto Albuquerque ao senado, Luciano Azevedo candidato a deputado federal e Márcio Patussi à Assembleia Legislativa. Embora o PDT não esteja na base da administração de Luciano Azevedo, o partido não tem sido entrave para o andamento de projetos do Executivo. Estão próximos, como estiveram em outras oportunidades na história recente do município.  Em entrevista a Rádio UPF na manhã de sexta-feira, Jairo Jorge elogiou o prefeito Luciano e Beto Albuquerque. Disse que Beto é um grande homem público que pode dar imensa contribuição como senador. A conversa com os partidos que podem formar aliança para 2018 começa formalmente a partir do dia 5 de outubro, quando o PDT oficializará a pré-candidatura de Jairo. Informalmente, no entanto, ela já está acontecendo.

Pacto

Sobre o pagamento dos servidores estaduais, um dos temas que deve dominar a campanha do próximo ano, Jairo Jorge defende que o governo deve propor a alterar da data para pagar integralmente os salários e não parcelar como vem fazendo. Se o governo consegue integralizar a folha até o dia 13 de cada mês, pode estabelecer uma data próxima a esta para pagar de uma só vez. Quando assumiu a prefeitura de Canoas repactuou com os servidores uma nova data para pagar os salários porque não tinha caixa. O resultado foi positivo porque as pessoas puderam organizar melhor suas contas.   

Prestando contas

O vereador Saul Spinelli, PSB, começa, na próxima quarta-feira, uma agenda de prestação de contas dos oito meses de mandato. Com dois projetos aprovados, Centro Dia do Idoso e prazo para exame de prevenção de câncer no colo do útero, o vereador vai fazer reuniões nos bairros e entidades de classe e vai lançar um site, um informativo impresso e online e apresentar sua página no Facebook.Atualmente o vereador tem dois projetos em tramitação: Cantina saudável que trata de comercialização de produtos nocivos em cantinas de escola; e o inventário arbóreo que trata do planejamento de plantio de árvores e manutenção das existentes. 

Ferramenta

O Executivo municipal vai divulgar na terça-feira mais uma ferramenta de avaliação dos serviços da prefeitura. É o Fala Passo Fundo.

Esclarecimento

Diante dos questionamentos que tenho recebido tomo a liberdade de esclarecer que não tenho vinculação com a página ‘Política de Passo Fundo’, recentemente criada no Facebook. Fatos é a coluna que assino desde 2009 no Jornal O Nacional, com reprodução no site de ON.

Foi dito

"Eu não criminalizei a política. Criminalizei os bandidos", Rodrigo Janot, ex-procuradori Geral da República em entrevista ao Correio Brasiliense.

Gostou? Compartilhe