OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Canalização na Vila Luiza I
Um dos maiores bairros de Passo fundo está perto de ver resolvidos seus dias de enchente e incômodos com as chuvas que formam alagamentos nas ruas e pátios. A Prefeitura de Passo Fundo está concluindo nesta semana a obra de renovação de canalização da Vila Luiza, que vai sanar um problema de mais de 40 anos. A nova melhoria de drenagem pluvial (canalização) proporcionará uma maior capacidade de captação das águas da chuva que acumulam e geram incômodos para os moradores como enchente e alagamentos de residências. A obra de 1.352 metros lineares iniciou na rua São João e na rua 8 de agosto, com a construção de uma caixa coletora interligando a nova tubulação com a galeria existente foi concluída.

Canalização na Vila Luiza II
Também foi concluída a construção das caixas coletoras que farão a coleta das águas das ruas Morom, Teixeira Soares, Marcelino Ramos e dos Andradas, além da avenida 7 de Setembro. As equipes de trabalho estão terminando nos próximos dias o trecho da rua General Osório, próximo ao Ginásio do Capingui, que está recebendo novos e maiores tubos de concreto que devem ampliar a coleta de água da chuva que desce para a região mais baixa da Vila Luiza. Deve receber também os serviços a rua Teixeira Soares até a rua Independência. O investimento realizado para construção da nova drenagem pluvial da vila Luiza é de R$ 1.817.62, recursos do Fundo de Gestão Compartilhada da Prefeitura de Passo Fundo e Corsan.


Prestação de contas
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Finanças, informa que nesta quinta-feira (28) será realizada a prestação de contas sobre o cumprimento das metas fiscais referentes ao 2º quadrimestre de 2017. A audiência pública ocorrerá as 16h, no Auditório da Secretaria de Segurança Pública, que fica na Avenida Brasil, 1504 – bairro Petrópolis. 


Programa Empreender

A Acisa de Passo Fundo convida os empresários para palestra de sensibilização que visa implantar os núcleos da Mulher Empreendedora e Multisetorial, do Programa Empreender. As empresas que constituírem os núcleos terão acesso a conhecimento, troca de experiências e a oportunidade de conquistar diferenciais de gestão e atuação no mercado cada vez mais competitivo. A atividade será no dia 10 de outubro, terça-feira, às 19h, no auditório da Acisa. O programa é voltado para micro e pequenas empresárias e empreendedores de qualquer segmento produtivo ou serviços. As confirmações de presença devem ser feitas pelo e-mail secretaria@acisa.org.br ou telefone (54) 3311-1300. Não há necessidade de o (a) empresário (a) ser associado (a) à Acisa.

 

Festival de Música
A Secretaria de Cultura vai realizar o II Festival de Música do Passo, às 20 horas do dia 30 de setembro, sábado, no Teatro Múcio de Castro. A entrada é franca e haverá apresentação das músicas classificadas para a gravação do CD comemorativo aos 160 anos de Passo Fundo.


Rotativo do cartão I
A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito para quem paga o valor mínimo da fatura em dia continuou a cair, em agosto. A taxa chegou a 221,4% ao ano no mês passado, com redução de 2,4 pontos percentuais em relação a julho, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC), em Brasília. Já a taxa cobrada dos consumidores que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura subiu 2,1 pontos indo para 506,1% ao ano, em agosto. Com isso, a taxa média da modalidade de crédito ficou em 397,4% ao ano, com queda de 1,6 ponto percentual em relação a julho.


Rotativo do cartão II
O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Desde abril, os consumidores que não conseguem pagar integralmente a fatura do cartão de crédito só podem ficar no crédito rotativo por 30 dias. A nova regra, fixada em janeiro pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), obrigou as instituições financeiras a transferirem a dívida para o crédito parcelado, que tem taxas menores. A taxa do crédito parcelado subiu 1,3 ponto percentual para 161% ao ano, em agosto.


Enem
O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que serão usados detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Os sistemas antifraude serão usados de forma experimental em alguns locais de prova com equipamentos cedidos grupo Berkana. “A gente sabe que, infelizmente, um dos métodos mais utilizados em concursos públicos e na aplicação do Enem é o de pontos eletrônicos. Se a gente tem hoje um equipamento que pode detectar o uso desse tipo de equipamento, a gente vai inibir e, evidentemente, combater esse tipo de fraude”, disse o ministro durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem realizado no 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco (Grande São Paulo). O sistema encontra os aparelhos de transmissão pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth.

Gostou? Compartilhe