OPINIÃO

Ponto de Vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Desde o início do atual governo a sociedade rio-grandense vem sendo penalizada pelo aumento do ICMS. Alegando dificuldades financeiras herdada do governo anterior, os inquilinos do Palácio Piratini receberam o beneplácito da Assembleia Legislativa para extinguir fundações. O pagamento parcelado da folha deixou de ser exceção para ser a regra. A greve dos professores pode resultar na perda do ano letivo. Na segunda-feira (09) os policiais civis cruzaram os braços, engrossando o coro dos sindicatos e associações que clamam pelo fim do parcelamento.

I I
A venda de 49% das ações ordinárias do Banrisul, somada ao processo de privatizações cumprem parte das exigências do governo federal para a renegociação da dívida do Estado. Neste quadro que beira ao caos, o jornalismo investigativo traz a lume uma prática do Palácio Farroupilha que é contraproducente num momento de crise. Um relatório divulgado na terça-feira (10) da conta que pelo menos 19 dos 55 deputados excede o limite de 17 cargos de confiança por gabinete. Os números não constam no Portal da Transparência da casa localizada na Praça da Matriz e só foi obtida graças a Lei de Acesso a Informação.

I I I
Há menos de um ano para as eleições da 55ª legislatura a informação é que na casa há 1.336 CCs. São 39 lotados nos setores de Comunicação e Cultura, e os restantes nos gabinetes. No topo da lista com 31 assessores está o deputado Gilmar Sossella (PDT). Juntos os CCs do líder da bancada do PDT recebem R$ 166 mil. Na sequencia os deputados Marlon Santos e Ênio Bacci, do mesmo partido do ex. prefeito de Tapejara, com 28 e 24 assessores, respectivamente. Dos outros 16 deputados com o número de CCs excedentes, 5 são de deputados do PT, 3 do PMDB, 3 do PTB, 3 do PDT, 1 do PP, e 1 do PSB. E o pior de tudo é que até a campanha de 2018 o assunto cairá no esquecimento.

Curtas:
# Servidora concursada da Prefeitura de Getúlio Vargas, Deliane Assunção Ponzi (PMDB) pediu exoneração nesta semana.
# Eleita com 431 votos para a casa legislativa instalada no histórico prédio da Av. Borges de Medeiros, Deliane quer se dedicar integralmente ao mandato.
# Na manhã de quarta-feira (11) a vereadora da bancada de oposição cumpriu expediente na Câmara.
# Nesta segunda-feira (16) Mateus Bandeira, ex-secretário do governo Yeda Crusius (PSDB) estará em Erechim.
# O convidado para o Prata da Casa também já presidiu o Banrisul e foi diretor do Tesouro Estadual.
# Filiado no Partido Novo e pré-candidato ao governo do Estado, Bandeira será o palestrante do tradicional evento promovido pela Accie.
# O prefeito Mário Luiz Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, retornou recentemente de Brasília.
# Na companhia de Sidinei Roberto Zorzetto, assessor de projetos do município, Ceron cumpriu agenda na Esplanada dos Ministério e no Congresso.
# Ele solicitou o apoio no Senado para a viabilidade de recursos a serem investidos na pavimentação do trecho da BR-153 entre Erechim e Passo Fundo.

Dito & Feito:
O deputado estadual Juliano Roso participou da Conferencia Municipal do PCdoB de Erebango. Fundado há onze anos o partido integra o governo do prefeito Valmor Tomazini (PPS) através da Secretaria da Administração, comandada por Evandro Frois. Para a presidência do Comitê Municipal foi eleito Lonisio Didone.

Gostou? Compartilhe