OPINIÃO

Fontes em off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Abrigamento de animais

Foi aberto o chamamento público para selecionar organização de sociedade civil interessada em realizar o serviço de abrigamento e cuidados de animais domésticos de pequeno porte. Os interessados podem obter mais informações através do edital que foi publicado e que também está disponível no site da Prefeitura de Passo Fundo, no link da Secretaria de Administração. A abertura das propostas deve acontecer no dia 20 de novembro de 2017 na Coordenadoria de Licitações e Contratos, que fica na rua Dr. João Freitas, 75.

Premiação nacional I

O curso de Engenharia de Produção da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi premiado no Desafio Lean Simulation, na modalidade Lean Board Game. O Lean Simulation é um desafio nacional de criação de exercícios relacionados à gestão e à Engenharia de Produção, utilizando o jogo Lean Board Game. O resultado foi anunciado no dia 13 de outubro, durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ocorrido na cidade de Joinville, em Santa Catarina. A UPF competiu com uma equipe, que conquistou o segundo lugar na competição. Segundo o professor orientador, Me. Anderson Hoose, a equipe é formada pelos acadêmicos Julia Favretto, Edimara da Silva e Cezar Leandro Petri. No desafio, a equipe simulou a situação de uma linha de produção utilizando conceitos de manufatura enxuta. “Simulamos uma situação real, aplicando conceitos e ferramentas de manufatura enxuta.

Premiação nacional I

O jogo elaborado obedece a critérios didáticos e com possibilidade de ser aplicado em sala de aula”, explicou. As atividades da equipe iniciaram no mês de abril e se estenderam por quatro meses de trabalho, que possibilitaram o exercício e a fixação do aprendizado obtido durante as aulas. O case foi desenvolvido a partir de um setor de solda e montagem de uma empresa do setor metal-mecânico da região. Atualmente, o curso de Engenharia de Produção da UPF é o mais premiado nacionalmente nessa categoria de competição. Foi campeão e vice-campeão no ano de 2016 e neste ano conquistou a 2ª colocação.

Curso de Oratória

As características de um bom comunicador, como controlar o medo e a ansiedade, postura corporal e apresentação persuasiva. Estes são alguns dos tópicos que serão abordados no curso de Oratória, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo. As aulas ocorrem nos dias 23, 24 e 25 de outubro e serão ministradas por Eduardo Rodrigues – professor e campeão regional do concurso de oratória pela JCI, em 2010. O investimento é de quatro parcelas de R$67,00. Interessados podem obter mais informações ou reservar sua vaga pelo telefone (54) 3045-8834 ou sara@cdl-pf.com.br.

Conversa de Empreendedor

Na próxima quarta-feira, dia 25 de outubro, a CDL realiza mais uma edição do Conversa de Empreendedor, evento que é promovido pela entidade quinzenalmente para tratar assuntos relevantes à classe empresarial. Nesta edição, o evento acontece durante a XII Semana Acadêmica da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) da Universidade de Passo Fundo. O encontro terá os empresários Fernando Tedesco - proprietário das lojas SSagrado Sapato - e Ricardo Bortolini - diretor executivo da Bortolini Imóveis – como convidados. A mediação é do presidente da CDL, Adriano Sonda. O evento acontece no auditório da FEAC, no Campus I da UPF, às 19h30m. Informações pelo telefone (54) 3045.8803 ou milena@cdl-pf.com.br.

Cantata Natalina I

Faltando cerca de um mês para a primeira apresentação do maior espetáculo natalino do norte gaúcho, o Colégio Notre Dame e a Escola Notre Dame Menino Jesus propuseram que seus estudantes refletissem sobre um sentimento que pauta as boas relações: a Ternura. Afinal, ela, que caracterizou a maternidade de Maria, é tema da 11ª edição da Cantata Natalina. O convite à análise ocorreu durante os momentos de espiritualidade em que as comunidades educativas das duas instituições de ensino foram apresentadas ao contexto que vai nortear a representação do nascimento de Jesus Cristo. Realizados entre segunda (16) e quinta-feira (19), nos auditórios dos educandários, eles, ainda, mobilizaram as crianças e os adolescentes a recordar o real significado do Natal.

Cantata Natalina II

A 11ª edição do espetáculo - que será apresentada, em frente ao Colégio Notre Dame, nas noites de 18 de novembro, 02 e 07 de dezembro - será composta, por, pelo menos, quatrocentos artistas. São pessoas que integram as comunidades educativas da Rede de Educação Notre Dame, estudantes das escolas municipais, integrantes de coros adultos e profissionais que atuam como voluntários e emprestam seus talentos - seja como cantores, dançarinos ou atores - para dar vida ao milagre do Natal.

Contas do Estado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) analisará, na próxima quarta-feira (25), o processo de contas do ano de 2016 do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. O parecer do TCE-RS será emitido durante sessão plenária especial, que ocorrerá a partir das 10h30, no Plenário Gaspar Silveira Martins, na sede do Tribunal (Rua Sete de Setembro, 388, Centro Histórico – Porto Alegre). As sessões do TCE-RS são transmitidas ao vivo, e podem ser assistidas na internet.

 

Gostou? Compartilhe