OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Consumismo

A Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove mais uma edição do encontro Diálogos Extensionistas. O tema da edição será “Consumismo, endividamento e sofrimento psíquico: o homoconsumericus e a Síndrome do Comprador Compulsivo na sociedade do hiperconsumo e do hiperendividamento”. Os painelistas serão o professor Dr. Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, professor Me. Robert Felipe dos Passos e o professor Dr. Rogerio da Silva. A atividade acontece na terça-feira (31), no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), a partir das 19h20. O evento visa estabelecer um momento de reflexão crítica sobre a questão da atual vulnerabilidade social e econômica por que passam milhares de pessoas e de famílias em função da problemática do endividamento e da inadimplência. As inscrições podem ser feitas até o dia 31/10 pelo site www.upf.br/agenda.

Vernissage

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp vai realizar o 1º vernissage e o lançamento do projeto ArteiraMENTE Feliz. Será no dia 27, às 15h30. Este projeto envolve estudantes com dificuldades de aprendizagem e estudantes de inclusão, que mesmo com suas particularidades apresentam talentos e habilidades artísticas. Oportuniza aos estudantes conhecer a pintura em tela, desenvolvendo sua imaginação e afloramento de sua sensibilidade através da estética. Os participantes deste projeto adquirem assim um sentimento de valorização, aumento da autoestima e mudança de comportamento com atitudes de envolvimento e alegria, contribuindo assim para o desenvolvimento integral desses sujeitos.

Tholl

Em comemoração ao seu aniversário de 60 anos, a Comercial Zaffari traz neste domingo à Passo Fundo o consagrado espetáculo Tholl, Imagem e Sonho. Um presente inesquecível para a comunidade e os colaboradores da rede do Gauchinho! Com refinadas técnicas circenses e uma roupagem moderna e arrojada, a trupe arrebata corações por onde passa, ganha novos fãs e desperta, em especial nos jovens, a alegria e o gosto pela arte. Hoje, o Grupo Tholl é considerado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. O espetáculo, que será realizado dia 29 de outubro, às 20h, no Parque da Gare, tem iluminação sofisticada, dança coreografada e música vibrante, transportando os espectadores para um mundo de sonho e fantasia. São 75 minutos de apresentação e muita magia! 

Doação de cabelos

O Instituto do Câncer Hospital São Vicente recebeu na segunda-feira, 23 de outubro, uma visita e uma doação especial! O Lions Clube de Sananduva, representando todos os Lions Clube da região, realizou a entrega de 800 mechas de cabelo, que se transformarão em perucas para os pacientes infantis e adultos em tratamento oncológico. Robson D’Avila e Mauricio Basso, que vieram entregar as mechas contaram que a arrecadação foi realizada a partir de uma prova das Leopíadas, gincana realizada pela entidade, onde o Clube que juntasse mais mechas de cabelo, vencia a prova. O Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI) recebe mechas de cabelo, que são transformadas em perucas para os pacientes. Mais informações 3316 4132.

Pesquisa I

A acadêmica Elis Kroessin, do Programa de Iniciação Científica do curso de Química Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF), está pesquisando sobre a utilização de antioxidantes extraídos de plantas medicinais como um tratamento alternativo para Doença de Parkinson. Doenças neurodegenerativas, como a Doença de Parkinson, ocorrem em várias partes cerebrais, e são responsáveis pela diminuição de funções cognitivas e motoras, além da capacidade de realização de tarefas rotineiras.

Pesquisa II

A pesquisa é realizada de forma bibliográfica, pela orientação da Dra. Yara Patrícia da Silva, com o objetivo de permitir uma melhor compreensão sobre a estrutura e reações químicas relacionadas a esses antioxidantes que possibilitam um tratamento mais eficaz sobre a doença de Parkinson. Dentre as plantas e bebidas estudadas estão a amoreira, sálvia, erva mate, vinho tinto e cerveja. Conforme a pesquisadora, a principal característica destes antioxidantes encontrados no reino vegetal, é o efeito neuroprotetor sobre os radicais livres, atribuídos pelos grupos fenólicos presentes em suas estruturas moleculares.

Mostra de Teatro


Do primeiro ao último dia, novembro será um mês de muitas atividades culturais no Teatro Municipal Múcio de Castro. A programação cultural começa no dia 1º de novembro com uma noite de improviso da 7ª Mostra Teatro é Fazer, promovida pela Escola de Atores Dia Indústria da Arte. A série de eventos segue até o dia 30, quando acontece o show de encerramento da Mostra.Durante o restante do mês ainda sobem ao palco peças teatrais, show de talentos, espetáculos musicais, festival estudantil e o Seminário Livro do Mês. Com toda essa programação, será um mês repleto de atividades, várias delas com entrada franca.

Gostou? Compartilhe