Quase três mil animais foram castrados no programa ?? o Bicho

Por
· 1 min de leitura
Programa faz agendamento prévio nos bairros da cidadePrograma faz agendamento prévio nos bairros da cidade
Programa faz agendamento prévio nos bairros da cidade
Você prefere ouvir essa matéria?

Criado em 2014, o Programa É o Bicho já percorreu 22 bairros e castrou 2.396 animais, o que evitou o nascimento de aproximadamente 35 mil animais. O trabalho realizado já dá resultado nas ruas: menos animais abandonados e a oportunidade de adoção para aqueles que foram castrados. O programa da Prefeitura de Passo Fundo é a principal política pública do município para reduzir a procriação descontrolada de animais.
No bairro Santa Marta, um dos primeiros bairros a receber o É o Bicho, a comunidade relata uma experiência positiva. Após a castração cirúrgica dos animais, foi notada a diminuição de cães e gatos nas ruas, como conta Elisabete Chaves. “Diminuiu bastante os animais de rua aqui no bairro. Tenho gatas e cadelas que fizeram castração é É o Bicho. Assim como eu, outros vizinhos aqui também conseguiram fazer a castração. A avaliação do programa é super positiva, tem que continuar cada vez mais e avançar nos bairros”, disse Elisabete, que mora na Santa Marta desde a infância. A vizinha de Elisabete, Elenita Baroni, que mora há 14 anos na Santa Marta, também fala sobre o programa. “Diminuiu bastante os animais de rua aqui nos bairros. Foi excelente o programa”, disse.
Segundo a coordenadora de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Secorun, o programa tem um retorno e longo prazo. “Mesmo sendo um programa de retorno a longo prazo, nesses 3 anos já podemos ver diferença com menos animais nas ruas. Com mais de 2 mil castrações já feitas, evitamos o nascimento de aproximadamente 35 mil animais, que viveriam nas ruas. Isso evita o abandono e também incentiva a adoção de animais que passam pelo programa e são castrados”, ressaltou ela.
Além de realizar a castração cirúrgica dos animais, o programa também realiza um trabalho de educação ambiental e faz atendimentos veterinários. Nessa semana, a unidade móvel prestou atendimento veterinário no bairro Professor Schisler. Os animais passam por avaliação clínica e recebem doses de vermífugos, antipulga e aplicação de alguns medicamentos, conforme a necessidade.

O programa
Realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, o Programa É o Bicho beneficia inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários. Além disso, as organizações protetoras dos animais também são atendidas. A esterilização, além de realizar o controle, melhora a qualidade de vida dos animais domésticos ao evitar a incidência de doenças e problemas de comportamento inadequados ao convívio com outros animais e seres humanos. Mais informações pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (54) 3317-2529.

Gostou? Compartilhe